domingo, 4 de outubro de 2015

1 Ano com Fazendo um projeto dar certo nas livrarias

Há um ano, eu realizava um grande sonho. O meu primeiro livro estava disponível ao público, do mundo inteiro, através das maiores livrarias de ebooks da Internet. Uma inspiração e incentivo para muitos escritores.





Entre ideias, escrita, negociação com livrarias, revisão, registro, produção e publicação do ebook, foram 30 meses de muito trabalho e expectativa. As livrarias tradicionais me fecharam as portas, e foi somente através dos livros digitais e dos feras da Revolução Ebook que o sonho se tornou possível.




Assim que o livro foi lançado, em diversas livrarias, percebi que precisaria criar um site para divulgação centralizada do trabalho. Daí, voltei às minhas origens, onde comecei profissionalmente, na criação de sites. Contei com uma ferramenta poderosa que facilitou muito o meu trabalho, chamada webflow. O site também era imprescindível para a divulgação pelo Google Adwords.





Para melhorar ainda mais a divulgação e viabilizar um contato mais próximo com os entusiastas de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de sistemas e escrita, nasceu este blog.




Aqui no blog, só foram 2 comentários nos posts. No entanto, a interação foi um pouco maior nos e-mails e nas redes sociais (WhatsApp, Facebook, Twitter e Google Plus). Cumprindo, em parte, o objetivo do blog.


Ainda na linha de interagir, divulgar e dialogar e com uma ajuda inestimável do meu amigo Izequiel, o projeto atingiu o seu ápice nas duas palestras ministradas em faculdades locais:






Números de Fazendo um projeto dar certo


2 milhões de anúncios exibidos pelo Google
5 mil cliques nos anúncios
9,5 mil visitantes no site www.fazendoumprojetodarcerto.com.br
8,5 mil visitantes únicos no site www.fazendoumprojetodarcerto.com.br
32 cópias do livro vendidas




Uma satisfação saber que pelo menos 8500 pessoas (espalhadas pelo mundo) já tiveram a oportunidade de conhecer este trabalho. E uma grande frustração pelo baixíssimo número de vendas registrado. A receita obtida com a venda de livros não tem sido suficiente para cobrir nem 1% das despesas com produção e publicidade. O que mostra um projeto nada sustentável. É na raça, mesmo! Na vontade de levar ideias pra frente! Muitas pessoas leram a amostra grátis do livro. No entanto, poucas, pouquíssimas avançaram no seu conteúdo inteiro. Houve meses em que o livro só vendeu uma cópia e senti na pele como é ser escritor no Brasil. O livro está custando 12 R$ e dificilmente você consegue um almoço em uma cidade grande com este dinheiro.


Veja aqui que Buenos Aires sozinha tem mais livrarias que o Brasil inteiro.


Em alguns momentos, o livro esteve na primeira página de mais vendidos da sua categoria. E aí foi uma confusão de sentimentos: muita alegria por estar na primeira página, gerando até divulgação gratuita pelas livrarias; e muita tristeza por constatar que os livros da primeira página vendem mais ou menos uma cópia por mês. Que é isso!


As pessoas têm buscado conhecimento em informações mais pontuais, como as disponíveis em blogs, mas é estranho pensar que os livros digitais não consigam ter uma boa aceitação por esse mesmo público.




Inspirando novos escritos


Mas como eu sou brasileiro e não desisto nunca. Como eu sou sertanejo e cabra teimoso. Como eu já tinha descoberto o “caminho das pedras” para publicar um ebook. Como eu já tinha escrito um esboço de um livro desde os tempos do colégio. Como todos achavam que um dia eu publicaria um livro e seria de poesias. Como os meus avôs poetas não conseguiram publicar suas poesias… Chegamos a Miragens!




Mais louco ainda é pensar que eu já tenho ideias para escrever mais dois livros. Óbvio contando com muita inspiração e com a ajuda da família para encontrar o tempo necessário à escrita.



Bora ler meu povo! Bora escrever meu povo!



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