sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Afinal, feriado é bom ou é ruim?

Uma pergunta boa para bancar o consultor: DE-PEN-DE!





Adjetivo. Em que há cessação de trabalho.”


Feriado é uma data em que determinada ocasião é comemorada por uma nação, comunidade, religião, grupo étnico ou classe trabalhista. Os governos podem instituir feriados em nível federal, estadual, distrital (ou regional) ou ainda municipal, dependendo da extensão da importância comemorada. Esses feriados podem ser determinados obrigatórios, ou seja, as pessoas são dispensadas do trabalho; ou facultativos ('ponto facultativo'), caso em que as organizações têm liberdade para acatar ou não a dispensa do trabalho.” [Wikipedia]


Um feriado pode ser cívico, político, cultural, histórico, católico… Pode ser federal, estadual, municipal ou até mesmo universal. Nesse ponto, até se confundem com os impostos. Tem parlamentar que só fez uma lei na vida e foi para “criar” algum feriado. Às vezes, os jornais até fazem alguma reportagem para nos lembrar porque mesmo aquele dia é feriado.


Em se tratando de feriados, existem ainda alguns fenômenos tupiniquins, como: evangélicos que não respeitam feriados católicos; “imprensar” o feriado – que acontece quando o feriado cai na terça ou na quinta e a segunda ou sexta também vira feriado, vulgo feriadão para os íntimos; outro fenômeno é o remanejamento de feriados. Isso mesmo, mudar as datas “na marra” para otimizar o processo. Seja juntando dois feriados distantes para formar um feriadão. Seja transformando duas semanas “quebradas” em, pelo menos, uma semana cheia de trabalho.


Também destaco as centenas de mortes que ocorrem durante um feriadão – muitas delas, nas estradas. Morre tanta gente quanto em uma guerra. Quase sempre por culpa de álcool e/ou imprudência. Esse ano muito se comemorou a diminuição das mortes deste tipo em relação aos anos anteriores. Eu logo desenvolvi um raciocínio que este era mais um indicador econômico nacional. Explico: economia ruim, menos gente nas estradas, menos mortes.




Feriado é bom para a economia?
Depende. É muito ruim para alguns setores, como o comércio e a indústria. Ótimo para outros, como lazer, turismo, bebidas…


Feriado é ruim para as empresas?
Depende. É muito ruim para as fábricas e os escritórios, que precisarão pagar mais caro por horas extras de trabalho ou parar a produção. Bom para hotéis, bares, shoppings, restaurantes e cultura.
Empregados descansados rendem mais. Mais produtividade, mais ideias e menos licenças médicas ou afastamentos.
O feriado pode ser bom para empresas que “produzem” criatividade. Os empregados terão um tempo livre para exercer o ócio criativo de Domenico De Masi.


Feriado é ruim para gerentes de projetos?
Depende. Ele “perde” um dia de trabalho da equipe. Mas pode ganhar uma equipe mais descansada, mais criativa e menos doente. Se rolar um churrascão no feriado, ele ganha uma equipe mais entrosada. Também pode ganhar um descanso necessário para si. É importante lembrar de planejar previamente todas as folgas da equipe e aqui se incluem todos os feriados que acontecerão durante o projeto.


Feriado é bom para as equipes?
Depende. Pode ser um excelente dia de descanso. Horas para lazer, família, espírito, esportes, projetos pessoais, viagens, cultura, sono e, porque não, um churrasco de integração da equipe. É tempo livre para desenvolver ideias novas. Em última instância, pode ser um dia de trabalho com rendimentos ampliados.
Mas se for um dia apenas para trabalhar em outro emprego, talvez não valha a pena.
Também não pode haver excessos. Exceder na bebida, nos esportes, no sol ou na falta de sono pode trazer graves prejuízos físicos ou financeiros. E ainda implicar em uma volta pós-feriado ainda mais cansado do que antes.


Enfim, 12/10/15 é o próximo feriadoTambém conhecido como Dia das Crianças. Brincadeira ;) É o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário