sábado, 31 de outubro de 2015

Quantos usuários tem o seu sistema?






Como dizia o Professor Araújo, só quem tem usuário é traficante e analista de sistemas. Fato é que assim chamamos os nossos clientes – as pessoas que usam os nossos sistemas para ter uma vida melhor.


Quantas pessoas utilizarão o sistema é uma pergunta primordial para um desenho correto do sistema. Quais tecnologias serão utilizadas? Qual a infraestrutura necessária? Qual o tamanho do banco de dados? Quanto será investido em usabilidade e em testes? Múltiplos idiomas na interface? Em quais dispositivos será testado? Recursos de treinamento e aprendizado? Estratégias para diminuição dos bugs e correção eficaz dos mesmos? Tamanho das equipes de desenvolvimento e suporte? Enfim, quanta grana precisamos para desenvolver e manter um sistema que atenda bem a todos os seus usuários.


QUANTIDADE DE USUÁRIOS X TECNOLOGIA
QUANTIDADE DE USUÁRIOS
DISPONIBILIDADE
TIPO
CUSTO
Alguns usuários
Disponível. De vários tipos e fornecedores.
Genérica.
Baixo.
Milhões de usuários
Inexistente. Será preciso inventá-la ou customizá-la.
Específica.
Alto.




Desenvolver um sistema para alguns usuários nos dá um grande leque de opções tecnológicas disponíveis a escolher. Elas são de vários tipos e fornecedores diferentes. A equipe pode escolher a que mais de adequa aos requisitos propostos para o sistema, considerando também a disponibilidade de mão de obra. São tecnologias genéricas que podem até diminuir a quantidade de código a ser produzido para construir o sistema.


Quando pensamos em milhões de usuários, tudo muda drasticamente. É preciso inventar tecnologias novas que se adequem a esta realidade de uso massivo do sistema. As próprias características do sistema precisam ser bem adequadas a estas tecnologias para que tudo funcione bem. Os custos são altos e envolvem uma boa dose de pesquisa inicial.


QUANTIDADE DE USUÁRIOS DOS GRANDES PLAYERS
PLAYER
TOTAL DE USUÁRIOS
Facebook
1,5 bilhão (1 bilhão em um mesmo dia)
GMail
500 milhões
Instagram
300 milhões
Twitter
271 milhões
WhatsApp
900 milhões
Youtube
1 bilhão







Como desenvolveremos um sistema também tem a ver com qual acesso teremos a seus futuros usuários durante o seu desenvolvimento. Podemos desenvolver um software específico e customizado para determinada empresa – inclusive entrevistando os seus funcionários. Bem como podemos desenvolver um software de prateleira – um software padrão que tenta resolver problemas gerais e, dessa forma, atrair a atenção de diversos compradores e usuários. E aqui entra o sonho de quase todos os meus amigos de TI: desenvolver um aplicativo original e ficar rico!


Uma técnica que vem ganhando força no desenvolvimento de software (e no marketing) é a utilização de personas. São criados personagens fictícios dentro da equipe de desenvolvimento para representar os potenciais usuários do sistema. Esse mecanismo ajuda a equipe a compreender melhor as necessidades de utilização do sistema pelo seu público-alvo.


O feedback sobre a aceitação do software é dado pela quantidade de usuários ativos, quantidade de receita gerada e, em último grau, pelas avaliações obtidas.


No livro Fazendo um projeto dar certo, discutimos os problemas acarretados quando As tecnologias a serem utilizadas no projeto estão indefinidas.


Links utilizados:


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário