quinta-feira, 4 de junho de 2015

Apresentando o livro na Estácio (FIC)

Ontem, uma galera muito boa na Estácio (FIC) conversava comigo sobre Fazendo um projeto dar certo. Foram quase 2 horas de prosa sobre projetos, pessoas, sistemas, gestão, ebooks, equipes e atitude.


Uma pergunta muito boa: Como lidar com ausências não previstas da equipe?.


A pergunta de um milhão de dólares: Como fazer as pessoas conversarem no projeto?.


E a pergunta mais inusitada que eu já recebi: No verso 'uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor', Chico Science utilizou uma metáfora ou ele quis realmente dizer isto?”.


Foi a segunda palestra de apresentação do livro. Supostamente, uma palestra onde eu ofereço centenas de dicas, mas, na verdade, eu quem estou aprendendo muito. E isso é a fase 3 do projeto!


No meio da apresentação, houve uma movimentação estranha na sala. De repente, um dos ouvintes puxou uma cadeira pra frente e passou a palestrar junto comigo. É que um colega deficiente auditivo havia chegado na audiência. Eu até gaguejei quando percebi o que tinha acontecido: o ouvinte virou palestrante, traduzindo a palestra em linguagem de sinais para o colega deficiente. Um show de inclusão! E-MO-CI-O-NAN-TE!


Eles faziam um grande trabalho em equipe a fim de que o deficiente auditivo entendesse o que eu estava falando. E eu e o intérprete também fazíamos trabalho em equipe para palestrar em duas linguagens simultaneamente.


E eu pensei: é isso! Eles realmente entenderam o que eu vim falar. Essa é a atitude necessária da equipe para fazer um projeto dar certo.


Agradeço a todos que participaram, ao pessoal da Estácio (FIC) por ceder este espaço e aos professores, especialmente aos professores Izequiel e Aminadabe, que organizaram o evento.


A seguir, algumas fotos desta noite muito massa:








E os slides favoritaços da galera:







Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário