sexta-feira, 2 de junho de 2017

Projeto do Festival de Quadrilhas






Já começo avisando que esse post não é sobre corrupção. :P


Está começando o mês de junho e é uma época muito importante para nós, nordestinos. É O SÃO JOÃO!


Já falamos aqui algumas vezes que a cultura é a transmissão dos valores de um povo. E que a música e a tecnologia têm um papel fundamental nisso. E eu tomei essa missão para mim e para o blog Fazendo um projeto dar certo.


Vocês não têm noção de quantas vezes eu obriguei a minha filha a ver vídeos das quadrilhas juninas, bem como a levei para ver as quadrilhas ao vivo:






Mesmo que o mundo esteja uma merda, crise política, econômica, seca, calor, violência, chicungunha… A festa não pode parar. A música, as comidas, as tradições e os nossos valores são um alento para a vida seguir melhor. Ir buscar no passado forças para enfrentar o futuro. Acreditar naquilo que nós somos e no melhor que nós temos.


Em 2016, eu assisti de perto ao nosso maior festival de quadrilhas e fiquei maravilhado com o tamanho da festa e da organização. Tanto que já deixei desde lá esse post agendado.


Tanto que eu andei gravando os meus vídeos e eles vão aparecer lá no final do post.


Fiquei impressionado com o altíssimo nível artístico do evento. Nem se compara aos tempos em que eu dançava quadrilha. ;)


Cada quadrilha tem a sua própria banda de música e eles trazem no repertório uma alternância entre composições próprias e clássicos juninos.


O regulamento do campeonato exige itens obrigatórios das quadrilhas tradicionais como o casamento matuto e alguns passos da dança, mas também há muito espaço para improvisação e criatividade.


O que motivou realmente o post foi a superorganização do evento. Uma estrutura excelente com tablado coberto, decoração, som e arquibancadas. Cada quadrilha tem aproximadamente 5 minutos de preparação e 20 minutos para se apresentar, o que torna o espetáculo agradável de se assistir.


Eu fiquei até comparando com a LIESA (as escolas de samba do Rio de Janeiro). Óbvio que as nossas quadrilhas juninas não têm todo o investimento financeiro que a Globo traz ao desfile das escolas de samba. Não há tanto dinheiro, nem todo o profissionalismo de lá em que pessoas trabalham o ano inteiro exclusivamente para o desfile.


Mas eu consegui fazer esse paralelo em relação ao conceito da festa e à qualidade das apresentações.















Também comparo com os campeonatos de futebol. É que as quadrilhas passam praticamente dois meses duelando entre si. Começam nos torneios regionais no sertão. As melhores vão vencendo e subindo “de divisão”, até vir a Fortaleza disputar a final do Campeonato Cearense de Quadrilhas. Quem vence, ganha patrocínio para ir disputar o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas. No ano passado, foi em Belém.


Dá pra ver nos olhos da garotada dançarina, o amor que eles têm à música, à festa, à cultura e à dança.


Então, a minha dica final é PRESTIGIE! Se puder, vá presencialmente. Se não, pelo menos veja na TV. Quem não é daqui, poderá conhecer esse grandioso espetáculo artístico. E quem é sertanejo, vai valorizar a nossa cultura.


E VIVA SÃO JOÃO!






Se quiser ler mais:



Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário