quarta-feira, 24 de maio de 2017

Como curei uma bursite trocantérica






Esse é um post longo que eu demorei muito “a escrever”. Na verdade, contarei agora a história de uma lesão que me demandou quase dois anos de tratamento e recuperação – a maior lesão da minha vida.


Brincarei com a igualmente longa série Game of Thrones a fim de deixar o post mais lúdico.


E na parte útil do post, vamos discutir um pouco se a medicina está doente, pegando o mote da Revista Superinteressante.


Então, “senta, que lá vem a história”.







1a TEMPORADA: The Winter is Coming




Em setembro de 2015, no nosso racha oficial de sábado, eu cheguei com tudo à linha de fundo e girei ao máximo o quadril para cruzar a bola para o meio da área. Travei a corrida imediatamente porque não havia mais campo. Nessa hora, eu ouvi um “truco” e senti que tinha feito “merda”.


Eu achei que era uma distensão muscular e esperei todos os prazos para a minha autorrecuperação: 15, 30, 45 dias e nada… Hora de procurar ajuda médica.


O exame de raio X não indicou nenhuma fratura e partimos então para a ressonância magnética.


É aquele exame claustrofóbico que você entra dentro de um tubo apertado, com frio e muitos barulhos assustadores e precisa ficar imóvel por uns 20 minutos.


O laudo do exame indicava que eu tinha… nada.


Mas o ortopedista detonou esse laudo e disse que uma determinada manchinha branca não sei onde lá no exame era um sinal de bursite trocantérica.




Basicamente, inflamação nas bolsas que amortecem o impacto do fêmur (trocânter) com os músculos da bacia. Coloque a mão direita na lateral do seu quadril e saberá do que eu estou falando.


Nessa temporada de Game Of Thrones, eu tinha que fazer 10 sessões de fisioterapia – 1 para cada episódio.




2a TEMPORADA: The North Remembers




E era a fisioterapia por atacado patrocinada pelos planos de saúde. Clínicas loooootadas, com muitos pacientes idosos e poucos profissionais para dar conta de tudo.


Infelizmente, não dá para fazer tratamentos personalizados e o tratamento vai no atacado mesmo, com os equipamentos disponíveis: choque, calor, gelo, ultrassom, bicicleta, fitas, elásticos…


Num desses dias, eu ouvi o pessoal do administrativo da clínica conversando e descobri que o meu plano pagava à clínica 14 REAIS por sessão! Pior ainda, foi quando eu constatei que o meu plano era o que pagava mais.


Eu perdia a manhã inteira para fazer toda a fisioterapia e conseguir, enfim, chegar ao trabalho. E foi por conta disso que resolvi entregar o meu cargo de gestão na empresa onde trabalho: para poder me dedicar plenamente à minha saúde.


As minhas dores aumentavam e eu temia estar fazendo os exercícios da fisioterapia de maneira equivocada.


Nessa brincadeira, fiz 30 episódios, digo, sessões de fisioterapia, já era 2016 e eu decidi procurar um ortopedista especialista em quadril.




3a TEMPORADA: The Rains of Castamere




Ele me pediu para refazer a ressonância magnética em uma clínica específica que, supostamente, possuía uma máquina melhor.


Óbvio que o plano de saúde odiou a ideia, mas, cumpridas algumas burocracias, liberou o novo exame.


Na hora de fazer o exame, os médicos perguntam onde está doendo. Claro que é preciso direcionar o exame. Mas eu também fiquei bem cismado. Parece que eles querem a qualquer custo achar alguma justificativa para as dores nas imagens.


E foi nessa brincadeira que eu ganhei um novo laudo apontando QUATRO PROBLEMAS!


O ortopedista falou que iniciaria o tratamento obviamente pela parte mais light, ou seja, pela fisioterapia, mas, se não resolvesse, ele poderia me operar.


Dada a gravidade dos fatos, eu optei por pagar pela fisioterapia, abrindo mão da ajuda do plano de saúde.


E aí, era outro nível. Tratamento com hora marcada e um profissional te atendendo exclusivamente durante uma hora, ao custo de 80 R$. Incluímos até RPG no tratamento, mas as coisas não iam bem.


Se as dores na região da bursite diminuíam, eu já começava a sentir dores espalhadas em várias regiões do quadril. Às vezes, dores imobilizantes.


Nessa época, eu trabalhava em pé praticamente o dia inteiro para as queixas dos meus colegas.


Foi quando a fisioterapeuta abriu: vou fazer um laudo do seu tratamento e você vai lá conversar com o médico sobre essas novas dores.


(Nessa temporada, eu também me encontrei com um dentista para fazer um tratamento de canal. Eu havia encontrado um vídeo no Youtube de um rapaz que só curou 4 anos de bursite quando tratou um problema dentário.)




4a TEMPORADA: First of His Name


 
 
 


Lá chegando, fui muito mal recebido.


Ele disse que não poderia me atender porque a cooperativa médica estava renegociando melhores remunerações com o meu plano de saúde. Todos os ortopedistas da cooperativa (acho que todos do Ceará) estavam proibidos de atender pelo plano casos que não fossem de urgência.


E óbvio que ele disse que a minha dor FDP não era caso de urgência tanto que eu já estava convivendo com ela há meses. Óbvio também que ele disse isso porque a dor não era ele quem estava sentindo.


Além da queda, o coice. Eu fui muito humilhado. Você paga um absurdo em impostos para manter o SUS e ele te deixa na mão. Você paga um absurdo a um plano de saúde e, quando precisa, ele te deixa na mão. Você confia na ética médica e no juramento e isso não serve pra nada se não houver grana no meio. E o pior de tudo era a dor e o pensamento que nenhum médico do Ceará iria me atender.


Atendendo a conselho de um amigo, fui ao terceiro ortopedista. Paguei uma consulta em um ortopedista de confiança que já tinha me tratado outras vezes. É legal que, para marcar uma consulta pelo plano, só tem vaga pra daqui a não sei quantas semanas. Mas, pagando em cash, você consegue vaga PRA HOJE. Tanto que eu não estava com os exames e precisei ir buscá-los antes da consulta.


O diagnóstico dele foi de pequena lesão no labrum – que é o ossinho onde o fêmur se “encaixa” no quadril.


A lesão cicatrizaria sozinha. Caso contrário, somente poderia ser resolvido com intervenção cirúrgica.


Ele me deu um remédio muito louco para bloquear a dor. E isso foi a minha morfina durante 8 semanas. Realmente, eu estava no paraíso (sem dores). Mas os efeitos colaterais eram pesados e, às vezes, eu sentia umas vertigens.


Eu deveria tomar o remédio à noite uma vez que ele dava sono. Mas, depois de duas noites acordados, passei a tomá-lo pela manhã.


Acabado o remédio mágico, as dores voltaram com tudo e ele só me passou o contato de um colega que operava.




5a TEMPORADA: The Dance of Dragons


 
 
 


E aí? Só particular? Será que o plano vai me ajudar? Pago o médico e o plano paga o hospital? Tem consulta pra quando? Quantos dias de burocracia? Terei a grana? Como será o pré e o pós-operatório? Ainda andarei? PQP!


Enquanto esperava a temida consulta, recorri a um quarto ortopedista. Ele me disse que não sabia o que eu tinha, estava curioso com o meu diagnóstico, e, o que mais me marcou: o médico que me operasse simplesmente com base naqueles exames deveria ser processado. Se eu realmente tinha alguma coisa, era leve demais para merecer uma cirurgia que praticamente me deixaria aleijado.


Mas eu não estava louco ainda. Triplo PQP carpado!


Finalmente, eu estava frente a frente com um dos dois médicos do Ceará que operavam quadril por vídeo (somente dois ou três furos no corpo em vez de um corte longitudinal completo).


Ele viu e ouviu tudo e deu o veredicto: realmente, você tem indicação para fazer a cirurgia, mas ela não vai resolver nem 70% das suas queixas.


Nessa hora, não tinha mais nem como categorizar a minha loucura e o meu PQP.


Daí, ele achou melhor começar pianinho e fazermos um tratamento com um coquetel de drogas, algumas fitoterápicas. Eu me lembro bem dele tirando várias caixas de amostras grátis das gavetas. E já me pediu dezenas de exames que também seriam úteis para a futura cirurgia.


Somente nesse tempo, eu ouvi a minha prima médica me recomendando uma reumatologista.


Marquei e fui.




6a TEMPORADA: Battle of the Bastards


 
 


Lá chegando fui recebido por uma jovem médica, muito simpática e agradável, muito gata. S2.


Ela detonou a minha postura corporal e o meu tratamento experimental. Não havia estudos comprovando que aqueles remédios serviam para o meu problema.


Ela disse que a minha musculatura estava toda travada e isso é o que explicava as dores generalizadas. O meu tratamento era ir pra academia. UAU!


E fez uma infiltração – injeção de anti-inflamatório dentro da articulação.


E eu voltei à academia depois de não sei quantos anos.


Fiquei assim algumas semanas, sob efeito dos anti-inflamatórios e esperando os resultados da musculação.


Nesse meio tempo, a gente viajou de férias e um item obrigatório da bagagem era a bolsa de gelo que já me acompanhava há um ano. Em cada hotel que a gente fazia check in, a primeira providência era colocar a bolsa de gelo no frigobar. Era bizarro.




7a TEMPORADA: A Longa Caminhada




Voltando das férias, fui me encontrar com uma nutricionista. A partir dali, eu emagreceria 8 quilos em 100 dias e tenho convicção de que isso ajudou na minha cura. Mas isso é tema de um outro post quem sabe no futuro.


Voltando das férias, recorri a um osteopata/fisioterapeuta que um amigo indicara. Só depois fiquei sabendo que ele era o coordenador da fisioterapia do Fortaleza Esporte Clube.


Ele me disse que não queria ser mais um ator do meu Game of Thrones. Eu disse que ele já era, mas precisava ser o último.


Lá na clínica eu senti outra vibe. Havia muitos atletas (profissionais ou não) se tratando lá. Senti firmeza desde a chegada.


Ele fez a sessão de osteopatia recolocando todas as minhas articulações no lugar e me direcionou à sua esposa – fisioterapeuta.


Ela diagnosticou que o meu músculo interno (virilha) estava travado e era isso o que estava arrebentando com os músculos externos.


O tratamento era manipulação dos músculos através de terapia manual, além de exercícios. É uma espécie de massagem só que traz a maior dor que você pode sentir. Às vezes, eu achava que ela queria arrancar o meu músculo para colocar em um quadro. Sempre 10 ou 15 minutos de tortura, com direito a lágrimas, murmúrios, gritos e xingamentos.


A ideia era ativar e fortalecer todos os músculos, restabelecendo a biomecânica natural.


E é incrível como aquele negócio funciona. Tanto que alguns pacientes a apelidaram de “minha malvada favorita”. Num lance bem sádico, a gente sempre voltava lá para pagar mais 80 R$ e sofrer mais nas mãos dela e da sua equipe.


Claro que a gente só voltava porque via os resultados mágicos do tratamento.


Aos pouquinhos, eu fui passando pelas massagens, pelos exercícios, até chegar ao Pilates. Mais um pouco e eu já estava na esteira. CORRENDO!


Lembro da fisioterapeuta falando: “cara, é nessas horas que a nossa profissão recompensa. A tua alegria correndo nessa esteira não tem preço”.


E eu a subornei com alguns chocolates e ela me liberou para o último racha do ano:






Parecia um mero detalhe, mas o suficiente para eu dizer que joguei futebol em 2016. Assim como em todos os anos da minha vida.


O maior ensinamento dela foi uma massagem com bolinhas terapêuticas. Simplesmente, posicionar as bolinhas sob os músculos lesionados e se deitar sobre elas por algum tempo. Isso faz o serviço de ativação da musculatura – que faz a mágica toda funcionar.


(Nessa temporada, eu também apelei para a minha psicóloga. Não havia alternativas: ou eu ficava doido de vez ou eu ficava bom do quadril.)




8a TEMPORADA: {Imagine um título}


[Imagine uma foto]


Agora, eu estou voando.


Há pouco, eu fiz um gol como nos velhos tempos, dando uma arrancada de 30 metros em altíssima velocidade. Que satisfação!


Voltei a jogar futebol 2 vezes por semana, às vezes, alternando com corridas.


Além desses 2 treinos aeróbicos semanais, também faço musculação 2 vezes por semana, mantendo tudo em ordem.


As metas para 2017 incluem: praticar esportes 3 vezes por semana; correr 200 km e correr pelo menos 5 provas oficiais.


A primeira corrida eu narrei aqui:




A segunda corrida foi a Night Run no último sábado. E vem aí a MARATONA! :P








E sempre que eu sinto algum incômodo ou lembrança de dor, já recorro às bolinhas.






No fim, escapei de duas cirurgias e de ficar aleijado aos 30 anos.


Pensei muito em abandonar o futebol, mas voltei a praticar com total confiança, pois tenho o telefone da minha malvada favorita e equipe.


Obrigado a todos que me ajudaram nessa longa série.


Aos amigos que sempre me aconselharam e me transmitiram força psicológica, pensamentos positivos e orações.


A todos os profissionais de saúde que estiveram ao meu lado tentando me curar.


À minha família pelo suporte, principalmente, à minha amada esposa Alânia Tavares, grande parceira na saúde e na doença.


#Tamujunto


Fiquem com Deus.


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

63 comentários:

  1. Eu claramente deveria ter lido esse post antes de ter cursado ortopedia na facu. Rs. Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei seu texto! Moral da história, seu problema era bursite trocanterica? E foi resolvido por osteopatia e fisioterapia? Não aguento mais as dores, e o pior repouso e a distância da academia. Obrigada Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooobrigado!
      Você acertou em tudo.
      Bursite tratada com fisioterapia.
      Escapei de duas grandes cirurgias desnecessárias.
      Tente encontrar um fisioterapeuta que faça terapia manual (massagem).
      Boa sorte e um abraço!

      Excluir
  3. Cara, show de bola!!
    Tenho bursite no quadril e fico correndo de um lado ao outro como vc fez, é realmente um saco vc esperar algo de alguns profissionais, espero me recuperar como vc , parabens!

    ResponderExcluir
  4. Paulo... gostei muito do seu depoimento... já pesquisei muito sobre bursite trocanterica pois estou sofrendo com dores insuportáveis. Pode me descrever como eram duas dores??? As minhas dores estão variando ... tudo começou com uma dor no cóccix. Trabalho com TI e passo muito tempo sentado... 1 horas sentado e já começava a queimar, porém é uma dor suportável, o problema é o outro dia (sabe aquelas dores musculares quadril quando vc joga futebol mas estava há muito tempo parado?) Ruim demais. Agora está queimando as coxas... como se fossem dores musculares.... as vezes doi como dor de nervo ciático.

    Vc pode me enviar um Whatsapp? Preciso da sua ajuda e experiência.... 11 99120.3098

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,

      Obrigado pelo feedback. Esse é um dos meus posts queridinhos hehe

      A dor típica da bursite trocantérica é na lateral externa da perna, mais ou menos ali onde passa o elástico da cueca. É uma dor constante. Deitar de lado é IMPOSSÍVEL!

      O seu caso tá bem parecido com o meu. A bursite desencadeou uma série de complicações musculares.

      Tente fazer o que eu fiz:

      1. Achar um osteopata. Ele vai recolocar todas as suas articulações no lugar para que a biomecânica do seu corpo volte a funcionar normalmente;

      2. Fisioterapia com terapia manual. O profissional tem que identificar quais músculos estão travados para fazer a liberação manual, com muita massagem e muita dor.

      3. Musculação.

      Grande abraço.

      Fique bom!

      Excluir
    2. Li agora suas indicações. estava tao5 desnorteado de dor que mandei um e mail pra vc. valeu muito. So5 quem sente sabe o que é. obrigada.

      Excluir
    3. Por nada. Espero que fique tudo bem. Um abraço!

      Excluir
  5. Paulo!
    Em resumo... emocionada!
    Fui diagnosticada há um mês e qualquer posição dói! Já estou o segundo ciclo de 10 sessões de fisioterapia, mas é aquilo que vc comentou: Plano de saúde paga pouco, profissional insatisfeito, cansado de tanto atender, má vontade ou despreparo dos médicos.. enfim. Mas estou perseverante e determinada com você. Afinal, é minha saúde em jogo e tenho um guri de 10 anos para criar.
    Sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwww…
      Muito obrigado pelo seu feedback!
      Esse é um dos meus posts queridinhos. Tecnicamente, eu gostei muito do resultado final do post. Sem contar que é uma história pessoal e com final feliz.
      Um abraço.
      E fique boa!

      Excluir
  6. Tenho 24 anos, e depois de orientações nao muito boas,a minha bursite se tornou cronica e estou assustada com isso, sempre fui uma pessoa ativa. Comecei agora a quiropraxia após uma consulta com uma osteopata. 1 semana se passou e sem reultados... O seu post me deu esperanças... Obrigada pelo depoimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Tamujunto!
      O blog é pra isso mesmo.

      Considere a fisioterapia com a manipulação manual da musculatura.

      Um abraço.
      Fique boa!

      Excluir
  7. Oi Paulo! Também estou sofrendo com as dores da bursite trocantérica. Será que você poderia me arranjar o telefone dessa milagrosa fisioterapeuta manual, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É em Fortaleza, ok?
      Procure por Albino e Mariana.
      http://www.serfisio.com.br/

      Excluir
  8. Meu Deus, foi um anjo que me fez ir para o Google e procurar por ajuda. Ja fiz de tudo, me encontrei na tua história, pois também já recorri a tudo. Só não fiz a cirurgia. Fiz abdominoplastia e lipoaspiração no abdômen. Passado 4 meses, mudei hábitos alimentares e emagreci 8 kilos desde a operação. Chegando a um peso praticamente bom para minha a minha altura é idade. A dor no quadril nao passa nunca. E pra ajudar estou com o lado direito inchado. Olhando meu quadril no espelho percebi a diferença de tamanho. E a PDP da BURSITE TROCANTÉRIA!!!
    OBRIGADA PELA TUA ALMA SOLIDÁRIA EM POSTAR ESSA EXPERIÊNCIA DOLOROSA.
    Que DEUS te proteja e ilumine!!
    Vou seguir tuas dicas preciosas.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Caramba!
      Quanto vale um comentário desses?
      Isso foi muito carinhoso, hein!
      Com certeza, você fará parte do post especial de 1 ano desse post aqui.
      Muito obrigado.

      Excluir
  9. Paulo,fico muito grata por você ter compartilhado a sua experiência.Estou passando por reavaliação.Situação muito semelhante.obrigado fica bem!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem ? Adorei seu post e vou procurar uma fiosiotefisi que seja manual como vc citou. Só me tira uma dúvida: vc comenta mais a cima que emagrecer foi praticamente o motivo da sua melhora. Eu estou um pouco acima do peso, nuca tive dores nenhuma e estou tentando emagrecer para sanar essa dor( pois já me disseram que posso estar com bursite por causa do peso). Vc acha que isso te ajudou muito? Obrigada pelo post , me ajudou demaissss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      Muito obrigado.
      Na verdade, a perda de peso me ajudou na minha saúde como um todo. Mas o que me livrou das dores realmente foi a terapia manual. Foi o diagnóstico de que a minha musculatura não estava trabalhando em harmonia.
      Abraço. Fique boa logo.

      Excluir
  11. Amei sei post!! Me tire uma dúvida. Emagrecer ajudou muito na sua cura? Estou apostando muito nisso e vou procurar um fiaiofisiotera que ttabhe manualmente como vc comentou .
    Obrigada por compartilhar sua experiência! Me ajudou demaissss.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emagrecer sempre ajuda. Mas quem me curou foi a terapia manual mesmo.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  12. Nossa! Estou 100% identificada com o seu relato. Já passei por alguns dos especialistas que mencionaste e fico feliz que desisti da fisioterapia de plano de saúda já na segunda crise de ficar sem caminhar e a terapia manual é espetacular! Fico feliz por vc ter se recuperado e também por eu estar no caminho certo! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  13. Paulo estou com essa bursite, continuo com exercicios exercícios de fortalecimento no quadril na musculação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o recomendado é procurar orientação profissional.
      A reumatologista me mandou pra academia.
      Mas cada caso é um caso.
      Veja com o fisioterapeuta.
      Abraço e melhoras.

      Excluir
  14. Paulo, muito bem escrito o seu texto e me identifiquri totalmente com ele. Estou a 1 ano, 4 meses e 10 dias com a mesma dor insuportavel, com o diagnóstico dado na ressonância de bursite, peritendinite e tendinite no glúteo minimo e medio do quadril esquerdo. Uma saga, dor para sentar, dor para levantar apos uma sessao de cine, dor para dormir, refletindo para a perna abaixo, dor para andar. Insuportável! Como voce, passei por todas essas etapas, fisioterapia(40 sessoes) pelo Plano, acunputura, homeopatia, neopata, reumatologista, massagens, antinflamatorios orais e ..nada melhorava, só piorava! Fui a um novo orto e como ja havia feito de tudo, ele me fez uma infiltração ontem. Hoje estou me sentindo outra mulher, sem dor, com disposição, parece ate que esse corpo nao me pertence depois de tanto tempo de convivencia com a dor. Para completar o tratamento e fazer que nao volte, tratar a causa, ele recomendou RPG, a qual estou fazendo particular, achei a primeira sessao super pessoal, ja que pelo plano é perda de tempo, sem resultados. Tambem estou voltando para a musculação toda voltada para o meu problema. Acho que agora estou no caminho certo como você! Muita saude e que consigamos superar as nossas dificuldades, encontrando médicos e profissionais engajados no bem estar e saude de seu paciente. Obrigada e fique com Deus�� Angela Vega

    ResponderExcluir
  15. Olá Paulo.
    Eu já corria a um ano e meio quando comecei a sentir a dor no quadril que não melhorava. Fui a vários médicos, tomei medicamentos, passei pomadas, repetidas sessões de fisioterapia, semanas sem correr e quando tentava voltar, sempre sentia a dor novamente. Foi quando li aqui a sua experiencia e procurei um osteopata aqui em Fortaleza. Foram 3 sessões que me fizeram voltar a correr depois de 6 meses. Ele me ensinou um exercício que fez a diferença. Faço todos os dias:
    Deitado de barriga na cama somente com a metade do corpo e a outra metade apoiada com a outra perna no chão. apoio as mãos na cama e levanto somente o torax tentando manter o quadril apoiado durante uns 20 segundos para alongar o músculo do quadril. Faço os dois lados.
    Não senti mais dores e voltei a correr normalmente. Até tive bursite no quadril, mas o problema era o músculo do quadril que havia encolhido por ter trabalhado muito anos sentado e quando forcei mais as passadas na corrida, passei a esticar o músculo que machucou e inflamou também a bursa.
    O exercício acima é ótimo para fazer pouco antes de correr para qualquer um. Dá uma sensação de leveza nas passadas.
    Obrigado pela sua boa vontade de ajudar, divulgando sua experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHOW!
      Tô tentando até agora visualizar esse alongamento haha
      Abraço.

      Excluir
    2. Como é essse alongamento Franzs? Deitado de uma lado na cama ?

      Excluir
    3. Posta uma foto desse alongamento por favor. É que relato emocionante. Obrigada

      Excluir
  16. Oi Paulo. O teu problema era mesmo bursite trocantérica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é difícil dizer.
      Sinceramente, não sei.
      Havia manchas no exame que um médico avaliou como bursite.
      Já o outro médico disse que quase toda ressonância dá aquelas manchas.
      Eu sentia dores compatíveis com a bursite.
      Abraço,

      Excluir
  17. No meu caso até agora nada resolveu ta tudo piorando a anos.
    😓😓😓😓😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba!

      Você já tentou a terapia manual? Mudança de hábitos? Já identificou o que está te adoecendo?

      Fique bom/boa.

      Boa sorte.

      Abraço.

      Excluir
  18. Boa tarde amigo ! Estou a 10 meses sem jogar bola algo que amo muito já fiz 3 ressonâncias 30 sessões de fisioterapia e TB faço Pilates e nada d melhorar. !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita!
      Enquanto não achar a causa do problema não vai dar certo.
      No meu caso era o músculo da virilha que tava “travado”. Tivemos que acordá-lo!
      Corrigir a biomecânica.
      Tente ver isso com terapia manual.
      Boa sorte.
      Abraço,

      Excluir
    2. Comecei a sentir dores no lado de fora dos quadris e tô muito preocupado
      Tenho costume de dormir de lado e as dores atrapalham muito... não consigo dormir de outro jeito
      Conheço um osteopata aqui perto, já me consultava com ele por causa de tendinite nos ombros e cotovelos mas, não resolvia
      Será que devo voltar lá por causa dos quadris?
      O ruim é que ele não passa exercícios, só faz manipulaçã

      Obrigado

      Excluir
    3. Dormir é o sintoma clássico da bursite.
      Cara, volte, sim.
      Agora, tem que evoluir com exercícios também. Dois profissionais juntos quem sabe.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  19. Eu lendo seu post é muito parecida o q já passei e ainda estou passando há 5 anos sofri uma distensão fazendo musculação e q depois virou bursite trocanterica e estiramento muscular e até então venho sofrendo tanta dor, já fiz tudo q tratamentos( antiflamtorios,infiltração, corticóides,agulhamento miofascial a seco,fisioterapia,passei por médicos ortopedistas especialista em quadril e reumatologista e Fisiatra.
    Já estava sem esperança de nunca volta minhas atividades.
    Agora lendo sua história,irei procurar um osteopatia, muito obrigado por compartilhar e com isso ajudar muitas pessoas que estão passando por essa mesma situação que não é fácil conviver dia e noite com dores agudas insuportáveis.Deus te ilumine ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É duro mesmo.
      Mas vai dar certo.
      Tente corrigir a sua biomecânica.
      Boa sorte.
      Abraço.

      Excluir
  20. Po cara que história em mano! Estou com Bursite no quadril esquerdo atualmente, sou goleiro de futebol e treino bastante. Tive Bursite do lado direito há 2 mêses, mas GRAÇAS A DEUS e a fisioterapia desde então não senti mais nenhum incomodo no lado direito durante os treinos. Mas como se não bastasse veio o lado esquerdo, e ele ta demorando muito a recuperar e tenho medo de ter que abandonar minha carreira promissora, já que tenho 16anos. Fico muito puto quando lembro que a há nem 1 mês atras ganhei prêmio de melhor goleiro e fiz defesas no L (com o quadril ja lesionado) mas não posso treinar. Como funciona esse lance da bolinha mano? Parece ser bem útil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      São bolinhas de fisioterapia. Do tamanho de uma bolinha de tênis, mas toda “espinhosa”/pontiaguda.
      Eu colocava elas embaixo do ossinho do quadril, me deitava em cima e ficava alongando.
      Muito útil mesmo.
      Boa sorte!
      Abraço.

      Excluir
  21. Me identifiquei muito com tudo que você passou e tratou,estou na luta a dois meses já, ortopedista, hidroginástica,acupuntura, fisioterapia e agora reumatologista ,antiflamatorio , pomadas,gelo e nada
    Vou procurar um osteopatia pra ver se consigo chegar lá !
    Muito bom seu depoimento!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, Paulo! Q saga é essa??? Eu tb estou com essa bursite. Mas tb sinto mt dor no tendão q fica atras da coxa e na articulaçao do joelho. Ate agr nao tive melhoras.

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus sofro a anos com essa dor já fiz fisioterapia agora a dor ela volta em intervalos de 3/4 meses não sei mais o q fazer os remédio não estão fazendo efeito mais

    ResponderExcluir
  24. Maravilhoso relato Paulo! Estou na luta da bursite no quadril há anos, infiltrações, antiinflamatorios e dezenas de fisioterapia sem sucesso. Tento malhar, mas com dores terríveis me sinto incapacitada para insistir. É um círculo sem fim. Esses dias enfiei na cabeça que massagem específica poderia me ajudar. Vou fazer uma sessão de osteopatia, quero liberar todas as fascias do corpo, quem sabe me ajuda. O que são as bolinhas que vc diz colocar embaixo da região que dói? Só o profissional pode fazer isso? Que bolinhas cruéis e boas são essas por favor rs? Também adorei Game of Thrones, uma pena ter terminado @. Muito obrigada e um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí: massagem localizada.
      As bolinhas vendem em lojas de artigo para hospital. Ela só me ensinou como usá-las.
      Fique bem!

      Excluir
  25. Puxa vida! estou enlouquecendo com esta dor .. estou fazendo sessões de RPG e osteopatia, mas parece um túnel sem saída! Foi bom ler seu depoimento...estou no caminho , mas no momento sofrendo muito. Obrigada por compartilhar sua história..Abçs

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde.
    Li seu post.me vi nele.melhorei com pilates e musculação. Veio a pandsmia e voltiu tudo.estou sem palavras.

    ResponderExcluir
  27. Eu estou sofrendo desta dor a 1 ano agora estou fazendo fisoterapia não está resolvendo nada remédio não tira a minha dor e borsite no quadril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu amei seu relato. Vou voltar na segunda sessão de osteopatia. Espero que me ajude. Trabalho sentada e fui correr e acho que forcei. Já estou há uns três meses assim é tentei fisio. Agora espero que esteja no caminho certo. Obrigada por seu relato ✨🙏

      Excluir