quinta-feira, 13 de abril de 2017

Qual a diferença entre um blog e um livro? [200 posts no ar]






Acredite ou não, esse é o ducentésimo post que publicamos somando-se os nossos dois blogs Fazendo um Projeto dar Certo e Bora Ouvir Uma.


Já aproveito para te convidar para a festa que está rolando com o Jota Quest lá no Bora Ouvir Uma:




No centésimo post deste blog, falamos um pouco sobre o nosso processo produtivo:




Do insight (ideia inicial) ao acompanhamento da audiência, tenho gastado uma média de 8 horas por post. Então, numa conta rápida e grosseira, é como se eu já tivesse “gastado” uns duzentos dias de “trabalho” aqui nos blogs.


No nosso post 0, quando tudo começou, fizemos uma contextualização sobre a origem do blog:




Bem parecida com a história do ovo e da galinha, não?


Agora no post 200, vamos filosofar um pouco sobre esse tema:




Qual a diferença entre um blog e um livro (e-book)?


Temática. Enquanto o livro trata de um tema único, o blog nos permite falar de diversos temas ao longo do tempo, claro, sem perder o conceito que define o blog.


Tamanho dos conteúdos. Considerando que um post é uma discussão completa, o blog é bem mais enxuto que o livro. Em um post, eu preciso da sua atenção somente por alguns minutos, enquanto no livro você vai precisar despender algumas horas caso queira lê-lo integralmente. Isso ajuda a explicar porque os blogs têm bem mais audiência que os livros.






Multimídia. Já vi livro de papel com música, mas e-book não. No e-book até podemos ter algumas ilustrações e fotos, mas vídeos e músicas jamais. E eu tenho abusado bastante da multimídia para enriquecer os posts dos blogs. Para o blog musical Bora Ouvir Uma é imprescindível na verdade.


Leitura Off Line. Essa somente o livro permite através dos aplicativos/dispositivos de leitura de e-books.






Linguagem. Embora eu tenha buscado utilizar uma linguagem bem leve e jovem nos meus livros, é no blog onde a liberdade é total para brincar, soltar alguns palavrões, hashtags, gírias, emoticons, humor… Também é fato que a linguagem dos livros varia entre um livro técnico, de poesia e um romance erótico. Tenho tentado utilizar a linguagem atual, respeitando o máximo possível as normas de escrita.


Impessoalidade. É marcante nos livros e propositalmente rejeitada nos blogs. Nos blogs eu tento ser o mais eu possível e busco até mesmo ser um amigo dos leitores. Tento conversar com eles com informalidade e descontração, como um amigo na mesa de bar. Essa é a minha estratégia para atingir a audiência com a minha mensagem. Certo ou errado, goste ou não, é assim que é.






Interação. É infinitamente maior nos blogs, afinal, eles são desenhados para isso. Com a ajuda das redes sociais, é possível ter bastante interação com a audiência que reage, compartilha, comenta, sugere… Algumas pessoas já me pediram para escrever livros, mas o número de pedidos por posts é infinitamente maior.


Audiência variável. À medida que eu vario o tema do post ou o ritmo musical escolhido, a audiência varia junto. Óbvio que os meus blogs têm um público bem fiel que está sempre por aqui nos prestigiando, mas essa variação da audiência com os temas é bem nítida. Ao contrário dos livros onde o tema é único e a audiência idem.


(Em tempo: obrigado a todos que acompanham os meus textos! Tem muita gente da região amazônica acompanhando o meu trabalho. E, através do Facebook, tenho atingido falantes de Português do mundo todo, como: Timor-Leste, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal…)






Links e Conteúdos Extras. Os livros técnicos têm bibliografia. Nos posts, sempre que pertinente, eu correlaciono notícias e outros conteúdos que possam acrescentar informações ao leitor. Nesse sentido, também tenho tentado fazer links com posts anteriores de forma a aumentar a divulgação dos blogs.


Cores e Formatações. Aqui, considerando o livro digital, eu não vejo diferença. Quem já leu os meus livros já viu que há bastante utilização de cores e formatações para melhorar a experiência de leitura. Na medida do possível, um padrão visual uniforme com os blogs.






Receitas. A venda dos livros gera grana pra mim. Pouquinho, quase nada, mas gera. Nos blogs, eu optei por ser o único anunciante/patrocinador.






Valeu pessoal, #tamujunto!


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário