Acredite
ou não, esse é o ducentésimo post que publicamos somando-se os
nossos dois blogs Fazendo
um Projeto dar
Certo
e Bora
Ouvir Uma.
Já
aproveito para te convidar para a festa que está rolando com o Jota
Quest lá no Bora
Ouvir Uma:
No
centésimo post deste blog, falamos um pouco sobre o nosso processo
produtivo:
Do
insight (ideia inicial) ao acompanhamento da audiência, tenho
gastado uma média de 8
horas por post.
Então, numa conta rápida e grosseira, é como se eu já tivesse
“gastado” uns duzentos dias de “trabalho” aqui nos blogs.
No
nosso post 0, quando tudo começou, fizemos uma contextualização
sobre a origem do blog:
Bem
parecida com a história do ovo e da galinha, não?
Agora
no post 200, vamos filosofar um pouco sobre esse tema:
Qual
a diferença entre um blog e um livro (e-book)?
Temática.
Enquanto
o livro trata de um tema único, o blog nos permite falar de diversos
temas ao longo do tempo, claro,
sem perder o conceito que define o blog.
Tamanho
dos conteúdos.
Considerando que um post é uma discussão completa, o blog é bem
mais enxuto que o livro. Em
um post, eu preciso da sua atenção somente
por
alguns minutos, enquanto no livro você vai precisar despender
algumas horas caso queira lê-lo integralmente. Isso
ajuda a explicar porque os blogs têm bem mais audiência que os
livros.
Multimídia.
Já
vi livro de papel com música, mas e-book não.
No
e-book até podemos ter algumas ilustrações e fotos, mas vídeos e
músicas jamais. E
eu tenho abusado bastante da multimídia para enriquecer os posts dos
blogs. Para o blog musical Bora
Ouvir Uma
é imprescindível na verdade.
Leitura
Off Line.
Essa
somente o livro permite através dos aplicativos/dispositivos de
leitura de e-books.
Linguagem.
Embora
eu tenha buscado utilizar uma linguagem bem leve e jovem nos meus
livros, é no blog onde a liberdade é total para
brincar, soltar alguns palavrões, hashtags, gírias,
emoticons,
humor…
Também
é fato que a linguagem dos livros varia entre um
livro técnico, de poesia e um romance erótico.
Tenho
tentado utilizar a linguagem atual, respeitando o máximo possível
as normas de escrita.
Impessoalidade.
É
marcante nos livros e propositalmente rejeitada nos blogs. Nos blogs
eu tento ser o mais eu possível e busco até mesmo ser um amigo dos
leitores. Tento
conversar com eles com informalidade e descontração, como um amigo
na mesa de bar. Essa é a minha estratégia para atingir a audiência
com a minha mensagem. Certo
ou errado, goste ou não, é assim que é.
Interação.
É
infinitamente maior nos blogs, afinal, eles são desenhados para
isso. Com
a ajuda das redes sociais, é possível ter bastante interação com
a audiência que reage, compartilha, comenta, sugere… Algumas
pessoas já me pediram para escrever livros, mas o número de pedidos
por posts é infinitamente maior.
Audiência
variável.
À
medida que eu vario o tema do post ou o ritmo musical escolhido, a
audiência varia junto. Óbvio que os meus blogs têm um público bem
fiel que está sempre por aqui nos
prestigiando,
mas essa variação da audiência com os temas é bem nítida. Ao
contrário dos livros onde o tema é único e a audiência idem.
(Em
tempo: obrigado a todos que acompanham os meus textos! Tem
muita gente da região amazônica acompanhando o meu trabalho. E,
através do Facebook, tenho atingido falantes de Português do mundo
todo, como: Timor-Leste,
Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal…)
Links
e Conteúdos Extras.
Os
livros técnicos têm bibliografia. Nos
posts, sempre que pertinente, eu correlaciono notícias e outros
conteúdos que possam acrescentar informações ao leitor. Nesse
sentido, também tenho tentado fazer links com posts anteriores de
forma a aumentar a divulgação dos blogs.
Cores
e Formatações.
Aqui,
considerando o livro digital, eu não vejo diferença. Quem já leu
os meus livros já viu que há bastante utilização de cores e
formatações para melhorar a experiência
de leitura.
Na medida do possível, um padrão visual uniforme com os blogs.
Receitas.
A
venda dos livros gera grana pra mim. Pouquinho, quase nada, mas gera.
Nos blogs, eu optei por ser o único anunciante/patrocinador.
Valeu
pessoal, #tamujunto!
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
Conheça a minha obra completa em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário