quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Como escrevo um post? [POST 100]







Quase dois anos depois, persistindo na meta de um post inédito por semana, chegamos aos 100 posts no Blog Fazendo um projeto dar certo! E foi assim que tudo começou:




Curiosidade à parte, o processo que eu vou descrever a seguir pode lhe ser útil algum dia para algum problema que você tenha que resolver.




Apelo sem apelação


Como já vimos, o blog é sobre Gerenciamento de Projetos e sobre Desenvolvimento de Sistemas. Ele objetiva divulgar o nosso livro Fazendo um projeto dar certo. Depois, mais dois livros se juntaram à missão: Miragens e O excremento da flor do desejo pela coisa. E acaba que o blog serve para divulgar o meu trabalho como escritor.


O item principal para a escolha de um tema é eu gostar do assunto. Obviamente, mantendo alguma relação com o que falamos no parágrafo anterior. Em nenhum momento vamos subir um post apelativo meramente em busca de audiência. Apenas cuidamos na escolha dos temas e na geração dos conteúdos para que tenha apelo pelo menos na mente de alguém.







1. Insight [3 minutos]


É aquele estalo: eita rapaz, isso aqui dá um bom post!


É viciante!


Pode ser uma notícia, uma foto, um vídeo, um comercial, temas de comportamento e, obviamente, discussões sobre gerenciamento de projetos, desenvolvimento de sistemas, gestão de pessoas e livros.


Eu já tenho uma lista com uma dúzia de sugestões de potenciais posts futuros.


(Obviamente, o lançamento dO Excremento vai ser tema de vários posts por aqui.)


Vez ou outra arriscamos uma produção conjunta entre esse blog e o nosso blog de músicas:




E a interação atinge o seu nível máximo quando a audiência sugere um post. Demais!


A poesia prossegue
E segue junto o dilema
Ainda persiste a dúvida
Na escolha do tema
Favor alguém sugira
E acabe com o problema.
[Trecho de A poesia do nada, do Livro Miragens]


E aí? Quer sugerir um post?




2. Pesquisa [30 minutos]


É a hora de aprofundar o conhecimento e coletar mais material para a produção do post. A opinião do blog é toda minha. Já os dados, quer sejam meus ou não, precisam estar sempre corretos e válidos para garantir a confiabilidade do blog.




3. Escrita no caderno [15 minutos]


Hora de meter a mão na massa. Tudo o que eu preciso é de um caderno (papel), e duas canetas (azul e vermelha).


(Sugestão de presente pra mim: cadernos e canetas. :P)


No caderno, eu organizo todos os tópicos a serem desenvolvidos no texto. Com liberdade total para riscar e rabiscar, para fazer livres associações, traços, setas...


No caderno, eu estou longe do computador onde já passo horas e horas todos os dias a trabalho.


Não fico com tendinite e exercito outros músculos e outras áreas do cérebro. Também não preciso de bateria nem nada. No avião então, o caderno é muito prático.











4. Escrita no computador [60 minutos]


É a hora da coesão. De transformar todos os tópicos e pensamentos prévios em um texto estruturado, ritmado e de agradável leitura.


Eu uso um arquivo padrão no LibreOffice onde eu já tenho todas as formatações necessárias e reusadas entre os diversos posts. (A minha “ABNT”.) Isso dá uma padronização visual importante ao conteúdo do blog e me dá muita produtividade na hora de escrever o post.


Um dicionário por perto também me ajuda muito.




5. Produção [10 minutos]


Agora é só passar o conteúdo do LibreOffice para o Blogger: copiar o texto, criar os links, tags, inserir as propagandas das nossas redes sociais e todo o conteúdo multimídia (imagens, áudios e vídeos). Um trabalhinho a mais é acertar o melhor dimensionamento das imagens. Habemus post!




6. Pesquisa final de multimídia [5 minutos]


Uma pesquisa extra em busca de mais algum conteúdo multimídia que possa enriquecer o post. Geralmente, são mais imagens para as ideias abordadas. Sempre mirando no pessoal que é mais visual ou auditivo.




7. Revisão [10 minutos]


Essa é uma parte importantíssima em qualquer processo. Nesse momento, eu leio a prévia do post, como se fosse um leitor do blog. É a hora do acerto final para algum erro ortográfico ou para a melhor formatação do conteúdo.




8. Publicação [20 minutos]


A meta é um post por semana. Para que isso seja possível sem imprevistos, eu sempre deixo um ou dois posts preparados com antecedência ao lançamento.


Para facilitar a vida dos seguidores do blog (e a minha), eu fixei os dias da semana em que as publicações sobem. Atualmente, está assim:


  • Fazendo um projeto dar certo sobe nas quintas-feiras;
  • Bora ouvir uma sobe nas quartas-feiras;


Mas é tudo manual! Não tem nada programado automaticamente e previamente agendado porque eu acho que isso tira totalmente o sentido do meu trabalho de blogueiro.


A publicação no Blogger demanda apenas um clique. E de lá, o post já aparece automaticamente no Google Plus.


Para o Twitter, eu seleciono algumas frases de impacto do texto e as lanço como tuítes. Às vezes, essas frases até aparecem em cores destacadas aqui no texto. Usei bastante esse recurso no meu novo livro O excremento da flor do desejo pela coisa.


Para o Facebook, eu tento resumir o post em três linhas convidativas e uma imagem matadora. Com o tempo, eu aprendi que a imagem na postagem do Facebook é FUNDAMENTAL!


(No final de todo post, temos os links para as nossas páginas nas redes sociais.)


Ainda no Facebook, eu programo a publicidade do post. A minha meta é que cada post seja visto por pelo menos 1000 pessoas no Facebook, para valer o esforço despendido e atingir o objetivo de divulgar o meu trabalho.


Dependendo do post, eu ainda faço uma divulgação mais pessoal e personalizada por e-mail ou Whatsapp para alguns amigos.




9. Acompanhamento da Audiência [120 minutos]


Chegou a hora mais gostosa da brincadeira. A hora de conhecer pessoas (e seus lugares), interagir e ver as reações que o post vai despertando. É o meu prêmio!




Cada curtida, comentário, compartilhamento ou resposta é uma injeção de ânimo para continuar escrevendo. :P


Saudações!



Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário