Quase
dois anos depois, persistindo na meta de um post inédito
por
semana, chegamos aos 100
posts
no Blog Fazendo um projeto dar certo!
E foi assim que tudo começou:
Curiosidade
à parte, o processo que eu vou descrever a seguir pode lhe ser útil
algum dia para algum problema que você tenha que resolver.
Apelo
sem apelação
Como
já vimos, o blog é sobre Gerenciamento de Projetos e sobre
Desenvolvimento de Sistemas. Ele objetiva divulgar o nosso livro
Fazendo um projeto dar certo. Depois,
mais dois livros se juntaram à missão: Miragens
e O excremento da flor do desejo pela coisa.
E acaba que o blog serve para divulgar o meu trabalho como escritor.
O
item principal para a escolha de um tema é eu gostar do assunto.
Obviamente, mantendo alguma relação com o que falamos no parágrafo
anterior. Em nenhum momento vamos subir um post apelativo meramente
em busca de audiência. Apenas cuidamos na escolha dos temas e na
geração dos conteúdos para que tenha apelo pelo menos na mente de
alguém.
1.
Insight [3
minutos]
É
aquele estalo: eita rapaz, isso aqui dá um bom
post!
É
viciante!
Pode
ser uma notícia, uma foto, um vídeo, um comercial, temas de
comportamento e, obviamente, discussões sobre gerenciamento de
projetos, desenvolvimento de sistemas, gestão de pessoas e livros.
Eu
já tenho uma lista com uma dúzia de sugestões de potenciais posts
futuros.
(Obviamente,
o lançamento dO Excremento vai ser tema de vários posts por aqui.)
Vez
ou outra arriscamos uma produção conjunta entre esse blog e o nosso
blog de músicas:
E
a interação atinge o seu nível máximo quando a audiência sugere
um post. Demais!
A
poesia prossegue
E
segue junto o dilema
Ainda
persiste a dúvida
Na
escolha do tema
Favor
alguém sugira
E
acabe com o problema.
[Trecho
de A poesia do nada, do Livro Miragens]
E
aí? Quer sugerir um post?
2.
Pesquisa [30
minutos]
É
a hora de aprofundar o conhecimento e coletar mais material para a
produção do post. A opinião do blog é toda minha. Já os dados,
quer sejam meus ou não, precisam estar sempre corretos e válidos
para garantir a confiabilidade do blog.
3.
Escrita no caderno [15
minutos]
Hora
de meter a mão na massa. Tudo o que eu preciso é de um caderno
(papel), e duas canetas (azul e vermelha).
(Sugestão
de presente pra mim: cadernos e canetas. :P)
No
caderno, eu organizo todos os tópicos a serem
desenvolvidos no texto. Com liberdade total para riscar e
rabiscar, para fazer livres associações, traços, setas...
No
caderno, eu estou longe do computador onde já passo horas e horas
todos os dias a trabalho.
Não
fico com tendinite e exercito outros músculos e outras áreas do
cérebro. Também não preciso de bateria nem nada. No avião então,
o caderno é muito prático.
4.
Escrita no computador [60
minutos]
É
a hora da coesão. De transformar todos os tópicos e pensamentos
prévios em um texto estruturado, ritmado e de agradável leitura.
Eu
uso um arquivo padrão no LibreOffice onde eu já tenho todas as
formatações necessárias e reusadas entre os diversos posts. (A
minha “ABNT”.) Isso dá uma padronização visual importante ao
conteúdo do blog e me dá muita produtividade na hora de escrever o
post.
Um
dicionário por perto também me ajuda muito.
5.
Produção [10
minutos]
Agora
é só passar o conteúdo do LibreOffice para o Blogger: copiar o
texto, criar os links, tags, inserir as propagandas das nossas redes
sociais e todo o conteúdo multimídia (imagens, áudios e vídeos).
Um trabalhinho a mais é acertar o melhor dimensionamento das
imagens. Habemus post!
6.
Pesquisa final de multimídia [5
minutos]
Uma
pesquisa extra em busca de mais algum conteúdo multimídia que possa
enriquecer o post. Geralmente, são mais imagens para as ideias
abordadas. Sempre mirando no pessoal que é mais visual ou auditivo.
7.
Revisão [10
minutos]
Essa
é uma parte importantíssima em qualquer processo. Nesse
momento, eu leio a prévia do post, como se fosse um leitor do blog.
É a hora do acerto final para algum erro ortográfico ou para a
melhor formatação do conteúdo.
8.
Publicação [20
minutos]
A
meta é um post por semana. Para que isso seja possível sem
imprevistos, eu sempre deixo um ou dois posts preparados com
antecedência ao lançamento.
Para
facilitar a vida dos seguidores do blog (e a minha), eu fixei os dias
da semana em que as publicações sobem. Atualmente, está assim:
-
Fazendo um projeto dar certo sobe nas quintas-feiras;
-
Bora ouvir uma sobe nas quartas-feiras;
Mas
é tudo manual! Não tem nada programado automaticamente e
previamente agendado porque eu acho que isso tira totalmente o
sentido do meu trabalho de blogueiro.
A
publicação no Blogger demanda apenas um clique. E de lá, o post já
aparece automaticamente no Google Plus.
Para
o Twitter, eu seleciono algumas frases de impacto do texto e as lanço
como tuítes. Às vezes, essas frases até aparecem em cores
destacadas aqui no texto. Usei bastante esse recurso no meu novo
livro O excremento da flor do desejo pela
coisa.
Para
o Facebook, eu tento resumir o post em três linhas convidativas e
uma imagem matadora. Com o tempo, eu aprendi que a imagem na postagem
do Facebook é FUNDAMENTAL!
(No
final de todo post, temos os links para as nossas páginas nas redes
sociais.)
Ainda
no Facebook, eu programo a publicidade do post. A minha meta é que
cada post seja visto por pelo menos 1000 pessoas no Facebook, para
valer o esforço despendido e atingir o objetivo de divulgar o meu
trabalho.
Dependendo
do post, eu ainda faço uma divulgação mais pessoal e personalizada
por e-mail ou Whatsapp para alguns amigos.
9.
Acompanhamento da Audiência [120
minutos]
Chegou
a hora mais gostosa da brincadeira. A hora de
conhecer pessoas (e seus lugares), interagir e ver as reações
que o post vai despertando. É o meu prêmio!
Cada
curtida, comentário, compartilhamento ou resposta é uma injeção
de ânimo para continuar escrevendo. :P
Saudações!
Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!
Conheça a minha obra completa em:
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