quinta-feira, 16 de junho de 2016

Essa Coca é Guaraná








É tão inusitado que veio parar no blog: uma montanha de Coca verde! Uma Coca da cor de Guaraná! Pode isso, Arnaldo?


"Essa Coca é Fanta."


É uma expressão popular utilizada para indicar uma pessoa ou uma situação que está tentando nos enganar. Parece. Mas, se você olhar com atenção, não é aquilo que você está vendo.


Essa maluquice deve ter surgido do vídeo abaixo:








Parece que bateu o desespero no pessoal. Tome investimento em pesquisa e, principalmente, em marketing e aqui chegamos: uma Coca-Cola com apenas metade do açúcar da receita original. Ah, agora sim! Uma Coca “só” com 5 colheres de açúcar! Agora, vai! Embora tenha ganhado adoçante (Stevia) e dobrado a quantidade de sódio.




É o Marketing seu (sua) trouxa!


Também pode ter sido uma resposta a isso:








Um Guaraná preto, da cor que a Coca é! Arnaaaaaaldo?


Eles passaram 100 anos nos adestrando que a embalagem da Coca-Cola é uma lata vermelha. Agora, querem nos vender Coca verde? Eu mesmo não consigo comprar.








Se essa nova Coca-Cola é tão boa, por que ainda estão insistindo em vender a versão antiga?


Nem tudo na vida é só marketing. Por melhor que ele seja, não dá para vender qualquer coisa.




[E você reclamando da vida, reclamando da sorte por nunca ter ganhado 300 mil reais.]



[E um contraexemplo: marketing impecável!]



Novos hábitos


Cansei de ver a minha esposa “torturando” a minha filha:


Se você não comer, vai ter que beber refrigerante!
Tá bom, mamãe. Eu como!


A geração dela nasceu “sem” refrigerante. Não tem o hábito nem o vício de consumi-lo. Vai consumir bem menos na vida.


Os jovens reduziram a palavra. Num processo de evolução linguística, refrigerante virou refri. Os mais jovens ainda mal vão conhecer quaisquer das versões da palavra. Olha que eu sou de uma época em que você via gente fumando o tempo todo.


Aqui em casa, nós quase conseguimos zerar o consumo de refrigerante.


Em uma palestra que assisti, a nutricionista nos pediu que consumíssemos menos açúcar, menos sal (sódio) e menos comidas industrializadas. Ela nos orientou a diminuir o açúcar no suco e no café, para que começássemos a sentir o verdadeiro sabor das bebidas. Hoje, eu já consigo comer batata sem adição de sal, somente com o sal que a própria batata já tem.


A nutricionista ainda nos alertou que o temido açúcar se esconde nos rótulos dos produtos em seis nomes diferentes. Eu achei genial. Fui pesquisar e acabei descobrindo que a coisa é bem pior. Então, respira fundo e vamos lá:


AÇÚCAR, também conhecido como: Açúcar, Sacarose, Frutose, Lactose, Glicose, Glucose, Dextrose, Maltodextrina, Açúcar mascavo, Açúcar demerara, Açúcar orgânico, Açúcar invertido, Açúcar magro, Açúcar moreno, Açúcar light, Açúcar de confeiteiro, Mel, Agave e Xarope de milho.


Também notei a extinção dos chamados “espoca-bucho” - refrigerantes populares de baixo custo e que hoje você não encontra mais à venda em tanta abundância.




Marketing em Projetos


O marketing tem tudo a ver com os projetos. Não há projeto bem sucedido sem um bom marketing.


No início, o marketing pode ajudar a prospectar o mercado, analisando a viabilidade do desenvolvimento, do lançamento e da aceitação de um novo produto.


Durante o projeto, o marketing é fundamental para manter todos os envolvidos interessados no projeto e, principalmente, para manter o dinheiro dos patrocinadores dentro do projeto. Não tem projeto grátis!


Após o projeto, o marketing vem com tudo para vender os produtos gerados e aumentar o retorno sobre o investimento.


O Gerenciamento de Projetos (tradicional ou ágil) também pode ser fortemente utilizado em iniciativas de marketing.




Post Scriptum


Como costumam dizer os mais velhos, “ô mundo véi doido!”. A gente já viu de tudo nessa vida e cada vez mais aparecem coisas bizarras, como Guaraná preto e Coca verde. Onde esse mundo vai parar, meu Deus?








Parece que os deuses conspiraram. Ontem, eu estava na tentação de pedir um refrigerante, quando fui avisado que tinha ganhado um suco lá no Maria Bonita. Arrisquei um suco inédito: melancia. Bingo! Muito refrescante!






Um abraço.


Se quiser ler mais uma coisinha:


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário