quinta-feira, 9 de junho de 2016

Apresentando a nova capa de Fazendo um projeto dar certo







Quem tem vários filhos, precisa dividir a atenção e os cuidados entre eles. E de forma justa: quem mais precisa, ganha mais.


(Eu ainda não sei disso na prática, mas na teoria é como eu escrevi no parágrafo anterior.)


O livro novo é como um bebê em gestação. Requer dedicação quase integral. Aqui, acolá, bons pais conseguem um tempinho para os demais filhos – que já estão mais crescidinhos e autossuficientes.


Quando o pai vê o bebê com uma roupinha linda e novinha e vê o seu irmão, na mesma foto da família, com uma roupinha desgastada, dá um aperto no coração e um tanto de culpa.


Esse ano, eu trabalhei duro no meu novo livro. Talvez, umas 300 horas. E ele vai sair com uma roupa linda. A capa ficou simplesmente sensacional – pro meu gosto, claro.


O irmão mais velho ficou prejudicado na foto da família. Aproveitei o remorso como motivação para produzir uma roupa nova – à altura do novo figurino da família.




É a nova capa de Fazendo um projeto dar certo


Aproveitei a ocasião para melhorar vários aspectos que eu julgava necessário, na capa anterior:






O primeiro passo foi utilizar uma ferramenta de desenho mais profissional. Chega de aventuras desenhando no Libre Office e vamos ao Corel Draw.


Comecei acabando com o branco - que se mostrou bem prejudicial nos sites brancos das livrarias.


Em seguida, uma foto de maior resolução – que me permitisse usá-la em tamanho maior.


(Também uma foto com muito mais qualidade fotográfica.)


Desde sempre eu quis essa imagem dos paraquedistas em formação para representar o livro. Bater uma foto dessas é um projeto muito difícil e que exige muito da equipe. Cada um tem que ser individualmente muito bem treinado. Além dos treinamentos em conjunto – até mesmo no chão, inicialmente. Avião, piloto, tempo aberto e, principalmente, um cara afastado para caprichar na foto com uma boa câmera. E, claro, a atitude necessária para pular de um avião. Essa atitude é Fazendo um projeto dar certo!


O brilho do sol é para iluminar o caminho da equipe e para celebrar o seu sucesso.


O abraço é a cumplicidade necessária para uma equipe ser bem sucedida. É o #tamojunto! Essa cumplicidade da equipe é Fazendo um projeto dar certo!


A tipografia escolhida é bem mais moderna. Fontes sem serifa para demonstrar mais vigor. Essa firmeza é Fazendo um projeto dar certo!


Fontes que preenchem bem a capa, otimizando ao máximo o espaço disponível. Ficam no maior tamanho possível e têm mais chances de serem lidas nas miniaturas das livrarias. (Fato comprovado até na foto de perfil do Facebook.)






A capa segue um degradê com base em laranja - que é a minha cor favorita e que me inspira força, poder e alegria. Essa alegria é Fazendo um projeto dar certo!


Os elementos gráficos foram levemente inclinados para quebrar a monotonia de uma foto e de uma capa quadradonas. Levemente para não quebrar o pescoço dos leitores. Inclinados: para cima, ascendendo, rumo aos 100%, rumo ao sucesso. Essa confiança é Fazendo um projeto dar certo!


Por último, um detalhe sutil em vermelho no “finzinho” da capa. O elemento gráfico passa a ideia de que a capa está sendo virada para acesso ao conteúdo interno do livro.







Mais uma vez, fiquei satisfeito com o resultado da minha produção criativa. Essa satisfação não tem preço para um artista.


Saudações laranjas!







Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário