sábado, 18 de março de 2017

Pode haver dois feriados no mesmo dia? Pode isso, Arnaldo?








Nesse post, vamos reviver o post sobre feriados:




(Por sinal, esse post me rendeu muito bullying dos colegas por causa do DE-PEN-DE.)


Pois bem, 25/03/2016 é duplamente feriado aqui no Ceará! Além da Paixão de Cristo (ou sexta-feira santa) é a data magna do Ceará, numa proeza dos nossos legisladores.


É que o legislador federal definiu que cada estado teria direito a um feriado para celebrar a sua data magna (máxima). E o legislador estadual definiu que, para os cearenses, essa data seria dia 25 de março – consta que o estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884.


Temos então um feriado estadual no dia 25, 6 dias após o dia 19 (Dia de São José, padroeiro do Ceará). São dois feriados estaduais em duas semanas consecutivas.


Somando com Paixão de Cristo (data móvel), Tiradentes (21/04) e Dia do Trabalho (01/05), são 5 feriados em 40 dias. Logo depois do Carnaval e um pouco antes do Corpus Christi.







Pra terminar, vou contar mais um causo sobre desenvolvimento de sistemas aqui no blog. Pelo nosso acordo coletivo, temos direito a incorporar (adicionar) nos dias de férias, os feriados que caiam em dias úteis durante o período de férias. Pois o nosso sistema de férias simplesmente somou 2 dias para os colegas que estarão de férias na sexta-feira, 25 de março. O sistema leu a tabela de feriados, contou dois registros e somou dois no período total. Simples assim.


O Henrique Modesto (quem nos traz mais essa pérola) ficou inconformado: mas como assim ninguém pegou isso? Como pegar isso durante o desenvolvimento? Eu tive que dizer para ele que era impossível. Ninguém, em sã consciência, escreveria um caso de testes prevendo dois feriados no mesmo dia. Só nossos legisladores mesmo conseguem uma proeza dessas. E por aí você avalia como é difícil desenvolver sistemas – precisamos imaginar tudo!


Terminamos reforçando aos gerentes de projetos a necessidade de planejar bem as folgas (inclusive os feriados) da equipe.


Bora curtir o feriado, meu povo!


Se precisar de música ou de ideias para o feriado, considere dar uma passada no Blog Bora Ouvir Uma:



Post Scriptum
Posso até ouvir aqui as lamúrias sobre o calendário com dia 19 no sábado e dia 25 na Paixão de Cristo.


Post Scriptum um ano depois
E, em 2017, a maldição se repete: 19 vem no domingo e 25 vem no sábado. Ó céus!


Um abraço.


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        


Conheça a minha obra completa em:

Um comentário:

  1. hahahahh muito bom !
    Este post me fez lembrar o paradoxo do aniversário. Google it!

    ResponderExcluir