segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Generalistas x Especialistas

A modinha da vez é querer equipes só com generalistas. O sonho da equipe na qual todo mundo sabe fazer tudo. Saia dessa! Não caia nessa! É uma cilada, Bino!





O que a teoria prega é que a equipe do projeto precisa ser multidisciplinar. Isso não significa que todas as pessoas precisam saber fazer tudo. Trabalhando em equipe, complementando as habilidades, o projeto é possível.


Óbvio que ter generalistas facilita bastante no planejamento do projeto. Facilita nas substituições, nas ausências não previstas, nos repasses, na hora de colocar mais gente em algumas atividades…




Mas não adianta uma equipe só com generalistas medianos. Tudo indica que o projeto vai naufragar quando as coisas apertarem. A equipe, pra ser completa e ter mais chances de sucesso no projeto, precisa de especialistas. Caras que livram a equipe das armadilhas do projeto. Pessoas que alavancam o conhecimento, a moral e a força da equipe. Toda equipe boa precisa de um camisa 10 (craque criador) e de um camisa 9 (definidor). Eu ousaria dizer que a equipe ideal tem pelo menos 30% de especialistas.






Vale observar também que nem todo mundo gosta de fazer tudo no projeto. Tem pessoas que têm verdadeira aversão a determinadas atividades. É melhor mantê-las produtivas e motivadas fazendo o que gostam para o bem do projeto.


Obviamente, nem todo mundo sabe fazer tudo. Treinar as pessoas em todas as atividades custa caro. Excelentes especialistas também custam muito caro. E devem ter o seu tempo otimizado a favor do projeto: focar no que realmente sabem, no seu diferencial técnico.


No livro Fazendo um projeto dar certo, discutimos os problemas que uma equipe só de generalistas pode ter em A equipe não possui o conhecimento técnico necessário para a execução plena do projeto.



Nos vemos por aí!

Um comentário: