Daqui
a 10 anos a TV por assinatura vai acabar.
E
quem está dizendo isso não sou eu. É o dono da Netflix:
Óbvio
que ele é 110% suspeito para falar isso. Mas eu assino embaixo. Vai
acabar, mesmo! Não estou falando do fim da TV paga. Estou falando do
fim das operadoras de TV como elas existem hoje – meras
transmissoras de conteúdo.
Por
que pagar tão caro por pacotes FECHADOS? Com um monte de canais que
você não gosta e nunca vai assistir? Isso não é venda casada? Não
é proibido?
As
operadoras alegam que não têm tecnologia para pacotes
individualizados. É mentira! Estamos em 2015 já!
Ah,
mais vários canais vão quebrar e sumir. E daí? É livre
mercado. Os melhores fornecedores sobrevivem. Darwin.
Ah,
mas, na forma individual, os canais ficariam muito caros. Não
mesmo! É livre mercado. Se subir muito o preço, diminui a demanda.
Quebra! Precisa baixar o preço pra enfrentar a concorrência.
Ah,
mas tem canais novos que nunca cairão no gosto do público.
Verdade! Crie um ou dois canais de divulgação de conteúdo de
canais que não estão no seu pacote para degustação. Faça
temporadas de sinal aberto para degustações.
Ah,
mas e o conteúdo nacional? Geração de
empregos aqui. Verdade! Produzam
bons conteúdos nacionais que, com certeza, haverá interesse. Não
importa de onde vem, mas o que vem.
Há
10 anos, o amigo Mitchel falava: “rapaz, TV por assinatura é legal
no começo, mas, depois de uns 2 anos, você fica assistindo só a
Globo”.
No
meu caso, está pior. Percebi que todas as noites estamos em casa
assistindo a episódios megarepetidos dos Simpsons! Depois de passar
pelos 100 canais do pacote, de ficar com LER no dedo, acabar a pilha
do controle, damos a volta completa e paramos nos bonecos amarelos.
Como pode um pacote ter 100 canais? Como pode nada agradar a gente?
Em pleno horário nobre... Tem coisa errada aí...
Por
que a TV paga tem tanto comercial? A gente já não paga pelo
conteúdo? Por que tanto anúncio? Por que não exibe os programas na
forma integral e faz comerciais de anunciantes só entre programas
diferentes? Como é que eu explico pra minha filha de 3 anos que o
desenho dela só vai recomeçar depois do comercial? Que eu não
consigo pular o comercial apertando em um botão do controle remoto,
como no Youtube? E, principalmente e a pior de todas, que eu não
tenho dinheiro suficiente para comprar todos os brinquedos que passam
nos comerciais?
Quantas
vezes você não consegue assistir a um programa que gostaria? Ou é
muito tarde ou você está trabalhando ou tem outros compromissos ou
tem outro programa no mesmo horário... Isso até foi amenizado com
os equipamentos que possuem recursos de gravação. Mas, adivinha...
Eles custam MUITO MAIS caro do que os aparelhos normalmente
fornecidos pelas operadoras.
E
a qualidade da imagem? Fica boa em uma TV de alta resolução? Ou
você precisa pagar MUITO MAIS caro por um receptor HD?
E
aquele monte de cabos e equipamentos espalhados pela casa? E quando
eles não funcionam? Principalmente no horário que você mais
precisa? E o atendimento e o suporte ao assinante que são de péssima
qualidade?
Streaming
Chegou
a hora do streaming – consumo sob demanda. Você vê o que você
quer, na hora que você quer. Você pode até rever quando quiser.
Quantas vezes quiser. Voltar e rever a cena que mais te chamou a
atenção. Parar pra ir ao banheiro. E voltar. E ver de novo. Você
não precisa esperar uma semana inteira pelo próximo episódio de
continuação da história. Ele já está disponível para você
assistir em sequência. A história completa. E rever quantas vezes
precisar.
A
Internet é o meio de transmissão (streaming). Consiga oferecer este
serviço por um preço baixo e você está dando uma porrada na
pirataria. Muita gente poderá consumir (massificação), dividindo
os custos por todos e tornando o preço mais baixo.
Obviamente,
em locais remotos ainda serão necessários equipamentos de
transmissão, como receptores via satélite. Mas, nos grandes
centros, com fibra ótica e banda larga de qualidade, a Internet será
um ótimo meio de transmissão para a TV.
E
aqui entram novos players na briga, como as operadoras telefônicas –
de olho no 4G, na frequência de transmissão hoje utilizada pelas
TVs abertas e na transmissão de TV pelos celulares.
É
só dar o Play
Já
perceberam os sites play? GloboPlay? FoxPlay? Transmissão do
conteúdo dos canais pela Internet. É a ponta do iceberg. Hoje eles
pedem uma senha que você recebe onde? Na sua operadora de TV.
Percebeu que é só uma artimanha para a operadora de TV não ficar
totalmente fora da brincadeira? É o primeiro passo para passar o pé
nas operadoras.
Um
pouco mais avançada já é a venda de streaming puro. A Globo já
vende o seu conteúdo diretamente pela Internet. HBO vem chegando
também... E as operadoras?
A
Globo é um grande ator nessa discussão. Ela é a maior fornecedora
de conteúdo nas TVs aberta e fechada. Ao mesmo tempo, ela também
controla o meio através da operadora NET. Acredito que ela deve
estar bem confusa entre matar ou não as operadoras. Mas não tem
volta. E como a Globo sempre foi muito esperta, ela não vai querer
ficar para trás nessa corrida.
As
novas TVs
Hoje
em dia, Smart TVs com wifi integrado, acesso à Internet e resolução
full HD já custam em torno de 1000 reais.
Vale
ressaltar também que as grandes TVs abertas já fazem transmissões
em HD nos grandes centros. É imagem e som de alta qualidade que você
capta com uma anteninha daquelas de cinco reais que os camelôs
vendem no sinal.
Para
finalizar, conto aqui a história de um amigo do trabalho. Ele
assinou um combo com a operadora de TV. Por que? Por que elas nos
obrigam a isso. Fazem venda casada, pois nos combos os preços ficam
mais baratos do que nas contratações individuais. Pois veja... O
meu amigo precisava de Internet de alta velocidade para navegar e
para assistir TV por streaming. Só que ele assinou o combo por ser
mais vantajoso financeiramente para ele. Moral da história: ele
guardou o inútil receptor de TV no fundo do guarda-roupa. Inclusive
foi esse causo que me deu o insight para este post.
Mais
links que podem ser úteis sobre esta discussão:
Para
terminar esse post em grande estilo, Freddie Mercury e o Queen temiam
pelo fim do rádio. Há mais de 30 anos:
“A
gente se vê por aqui”.
Ei,
psiu, se liga…
Dá
para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais.
Sigam-me os bons!
Post
Scriptum
A
repercussão deste post foi excelente! Foi o post mais lido e mais
comentado do blog. Melhor ainda: várias pessoas me relataram que,
ainda antes de ler o post, já haviam cancelado as suas TVs por
assinatura. O que reforça a teoria exposta.
Tomo
aqui a liberdade de contar um segundo causo relacionado. Na Copa, eu
descobri que os pacotes HD da Sky para novos assinantes custavam bem
menos do que eu pagava há anos pelo meu pacote sem HD. Eu me senti
muito traído. Cadê a fidelização e valorização dos seus
clientes?
Tentei
negociar e fui ludibriado e enganado várias vezes. Promessas vazias.
Até que eu me enchi e resolvi cancelar a assinatura. Foi quase um
mês de aborrecimento. Pelo menos 10 horas no telefone. E eles sempre
me enrolando, me enganando, me chantageando e inventando desculpas.
Até
que eu dei um Google e vi um site explicando a única forma de
resolver o meu problema: peguei o número do protocolo que a Sky me
deu e abri um chamado de denúncia no site da Anatel! Realmente, no
último dia do prazo imposto pela Anatel, tudo resolvido.
Ainda
ficamos com os equipamentos guardados em um armário por mais de um
ano esperando a remoção dos mesmos.
Está
tudo lá documentado no Reclame Aqui:
http://www.reclameaqui.com.br/9418080/sky/cancelamento-da-assinatura/
Eu
só escrevi este post scriptum porque ontem, 1 dia depois de
subir o post e 16 meses depois de cancelar a minha assinatura da Sky,
recebi um famoso e-mail deles, conforme abaixo:
Entendo
que é difícil para uma empresa gerenciar milhões de clientes. Mas
precisa competência para isso. Menos ganância e mais cuidado com os
seus clientes. Precisaria também de mais ação do poder público,
no caso, das agências reguladoras. O ReclameAqui tem sido uma
salvação para os brasileiros no trato com essas nossas empresas
fracas.
Abraço,
É isso aí Paulo! Excelente post! A internet veio pra libertar, dar liberdade de escolha ao consumidor na busca de produtos melhores! É um caminho sem volta! As empresas de telefonia e tv a cabo que inovem, do contrário serão engolidas!
ResponderExcluirCancelei a minha há umas três semanas... estamos respirando normalmente...
ResponderExcluirViva a Netflix! Viva a banda larga! Viva o Xbox! :P
Solon.
Excelente artigo. Parabéns!
ResponderExcluirA venda casada de TV, Internet e Telefone foi um dos assuntos que abordei no meu TCC. Apesar de praticada amplamente pelas operadoras, entendo ser claramente ilegal.
Infelizmente, temos uma Anatel omissa, que não parece interessada em promover uma normatização coerente com o CDC e muito menos em fiscalizar ativamente e coibir essas práticas. A Anatel somente se posiciona quando provocada por reclamações de clientes das operadoras que buscam uma solução para seus problemas quanto à prestação desses serviços.
Concordo totalmente que está acabando a TV por assinatura. Aqui em casa tenho o combo da Net, mas somente uso o acesso à Internet. O serviço é ruim e há alternativas mais racionais.
Quanto ao rádio, excelente lembrança!
Acho que o rádio somente se mantém porque evolui junto com seu público e está usando a interação em tempo real com o público. Usa as redes sociais e telefonia celular para esse contato e retorno do público.