segunda-feira, 25 de abril de 2016

Projeto EVANAVE







Inovar é trazer algo novo. Assim foi quando Dodô e Osmar criaram o trio elétrico. Com os músicos elevados e o som eletrificado, era possível aumentar e muito a festa itinerante.


E já dissemos que projeto pode ser definido como o planejamento para a criação de algo novo.


E os trios foram crescendo, crescendo e crescendo... Tornaram-se estruturas colossais em tamanho e em potência sonora. Tanto que chegaram a ser expulsos das ruas em algumas cidades, por conta do incômodo causado aos moradores que não estavam na festa. Demandaram a criação de “estradas” exclusivas para eles.


Foi daí que a Banda Eva resolver inovar (trazendo algo novo de novo, talvez nem tão novo): tiveram a ideia de tocar em um palco móvel, que seria uma espécie de minitrio elétrico e viabilizaria que os shows comuns se tornassem minimicaretas.


E esse é mais um post no qual vamos brincar com as muitas definições da palavra projeto e trazer projetos muito inusitados ao blog:




O projeto original então é: “criar um minipalco móvel para transformar os shows da Banda Eva em minimicaretas”.


A inovação e a arte pressupõem um tanto de loucura. E você precisa encontrar mais loucos que acreditem no seu projeto e que o executem até o sucesso.


No livro Fazendo um projeto dar certo, nós discutimos os problemas que um projeto pode ter quando “A equipe está (é) pessimista e não acredita no projeto”.


Na criação desse palco, podemos ver claramente os vários projetos se entrelaçando: o projeto mecânico, o projeto acústico, o projeto estrutural e o projeto arquitetônico (valorizando função e forma e já entenderemos o requisito de ter formato de nave). Uma dificuldade extra do projeto foi viabilizar toda a operação do equipamento sem fios e cabos. Dificultou a produção, mas facilitou demais a operação. Diria que era quase um requisito imprescindível.






Outra preocupação do projeto também era como viajar com esse brinquedinho pelo país afora.


O projeto é muito genial. Eu gostei muito da sacada. Inclusive batizaram o projeto de EVANAVE, que é um palíndromo perfeito para Nave do Eva. Demais!


Termino o post com o documentário que eles mesmo produziram sobre este projeto:






Sacode!


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário