quinta-feira, 19 de março de 2015

O que é projeto?

Eu projeto um post falando sobre projeto. Isso mesmo: projeto é verbo e substantivo. Mas, neste post, nosso foco será no substantivo.

Substantivo masculino. 1. Plano, intento. 2. Empreendimento. 3. Redação preliminar de lei, de relatório etc. 4. Plano geral de edificação.”
[DICIONÁRIO AURÉLIO]

O Aurélio já deu uma boa pista de onde pretendo chegar. Quero explorar as múltiplas facetas desta palavra. Afinal, o que é projeto?

É comum vermos essa palavra aplicada para as mais diversas situações. Geralmente, o artista responde à entrevista: “estou trabalhando agora em novos projetos”. Projeto pessoal. Puxando também para projeto cultural, como o AfroReggae.

E na Engenharia é que tem projeto mesmo: projeto técnico, projeto arquitetônico, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidrossanitário…

Na Informática, temos o projeto do software que é um desenho, um esquema, uma projeção de como ficará o sistema final organizado em múltiplos componentes.

Temos ainda os projetos elaborados para concorrer a editais públicos ou privados. É projeto na veia, pois é um planejamento (projeto) para a criação de algo novo (projeto).

Um tema que tornou-se comum em 2014 foi o projeto de poder. Que também remete a projeto de governo. Plano de como governar.

Dê um Google aí “projetos” e você verá dezenas de definições e modelos.

Buscando uma definição mais acadêmica e tradicional, podemos recorrer ao PMBoK:

é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a criar um produto, serviço ou resultado únicos”

Então ficamos assim: projeto é o planejamento para a criação de algo novo.

No post 0 desse blog, “Do blog nasce o livro. E do livro nasce o blog.”, discutimos um pouco sobre o projeto Fazendo um projeto dar certo: livro + blog + interação.


Como abordamos na introdução do livro Fazendo um projeto dar certo, para um projeto dar certo, precisamos saber o que significa o sucesso, mas, antes de tudo, o que significa o projeto.







  




Nenhum comentário:

Postar um comentário