segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Lição de vida, planejamento e jeitinho brasileiro





Mais uma grande lição que a vida me dá. Eu que tanto desejei um filho menino, consegui captar essa linda imagem da alegria da pequena menina Isabela: “Papai, tá muito bom aqui, a gente lavando o nosso carro”. E realmente não era pra ela ficar triste em um evento que juntava água e bagunça.

Conforme já discutimos em outro post, projeto é o planejamento para a criação de algo novo. No livro Fazendo um projeto dar certo, também conversamos bastante sobre a importância e a necessidade de um bom planejamento:

"É praticamente impossível fazer um projeto dar certo trabalhando no improviso.
A equipe de gerenciamento de projetos precisa estar treinada nas técnicas de gerenciamento de projetos e habilitada a utilizar as ferramentas necessárias aos ritos de planejamento do projeto. [...]
Planejar significa prever, calcular, acompanhar, checar e refazer tudo isso. O tempo todo. Até o último dia do projeto. […]
Um dia de planejamento pode significar um projeto dando certo e outros tantos dias a menos de trabalho.”

Mas o planejamento é apenas uma previsão do futuro. E somente Deus controla o futuro! A qualquer momento, as coisas vão acontecer de forma diferente do que planejamos. Nessa hora, é preciso replanejar e, se for o caso, improvisar, usar a favor do projeto o bom jeitinho brasileiro.





Por favor, perceba a diferença. Não é fazer o projeto todo no improviso. É improvisar em alguns momentos determinantes para que o projeto dê certo. Em projetos de software então, com muito ineditismo e imprevisibilidade, é necessário muito jeitinho brasileiro (criatividade).

Isabela é uma garotinha linda, saudável, inteligente, feliz e carinhosa. E o nosso projeto de formar uma família vai dando muito certo. Graças a Deus!








PS: E por que não planejar um irmãozinho (ou irmãzinha) para a Isabela?

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário