segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[COMUNICAÇÃO x SUCESSO] Pontos fracos da pesquisa

Alguns pontos fracos são identificados nesta pesquisa e na forma como foi realizada. Em primeiro lugar, a amostra é não probabilística o que inviabiliza a generalização dos resultados. Só foi possível obter respostas de 19 profissionais e este número pode não ser significativo para os estudos desenvolvidos.
Outra possível dificuldade é que as pessoas podem não ter entendido precisamente a dinâmica e todas as perguntas da entrevista. A natureza das informações a serem obtidas sugeriu o levantamento através de entrevistas. Para otimizar o tempo da entrevista, as perguntas sobre afinidade e utilização foram feitas de forma conjunta e isso pode ter de alguma forma influenciado nas respostas.
Algumas pessoas tiveram dificuldades para avaliar o sucesso dos seus projetos sob algumas perspectivas. No entanto, essa dificuldade foi diluída na pesquisa uma vez que o sucesso foi considerado a partir da soma das notas das dez perspectivas analisadas.
Da mesma forma, pode ter havido dificuldade para avaliar a utilização da prática de comunicação no projeto. No entanto, a menor análise dos resultados tabulados contemplou 6 projetos (quando da avaliação do fracasso), e isso ajudou a diluir distorções individuais. As dicas para diminuição da pontuação da utilização da prática também ajudaram na resposta.
Para as práticas favoritas, a escala foi mais limitada e precisa, ajudando a dar respostas igualmente mais precisas. Embora também seja possível que o respondente não tenha achado correta nenhuma das opções em alguma resposta. Os resultados foram analisados também em grupos de forma que o menor grupo contemplou 4 respondentes (práticas favoritas dos gestores). Esse agrupamento contribuiu para a dissipação de distorções individuais.
A escolha das notas é totalmente subjetiva e sentimental. O que faz uma pessoa responder 8 e não 6? O que significa uma prática de comunicação ter utilização 7? O que significa um projeto ter sucesso 9 em determinada perspectiva? O 9 de um respondente é o mesmo 9 de outro? Há pessoas mais observadoras, mais criteriosas e mais benevolentes.
Observando respostas de 3 pessoas que avaliaram um mesmo projeto, a maioria das notas foram parecidas, mas houve alguns pontos de significativa variância. Esses impactos todos foram minimizados realizando a análise conjunta de respostas de várias pessoas simultaneamente. Uma pontuação acima de 7, com certeza indica uma nota alta, seja na utilização ou no sucesso.
Algumas práticas de comunicação podem não ser familiares aos respondentes. A definição prévia das práticas tentou criar uma linguagem comum e qualificar as respostas.

É certo que outros pesquisadores podem identificar novos pontos fracos neste estudo realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário