sábado, 30 de maio de 2015

[COMUNICAÇÃO x SUCESSO] Práticas de comunicação mais utilizadas nos projetos

O resultado principal desta pesquisa demonstra as práticas de comunicação mais utilizadas nos projetos de software considerados bem sucedidos, conforme gráfico a seguir:



De acordo com os resultados expostos anteriormente, 13 projetos foram considerados bem sucedidos de acordo com a metodologia adotada. Desta forma, cada prática poderia atingir até 130 pontos, uma vez que cada respondente pode indicar a utilização da prática com uma escala de 1 a 10.
Segundo os resultados obtidos nesta pesquisa, as práticas de comunicação mais utilizadas nos projetos de sucesso foram: Discussões técnicas (prática 11 com 105 pontos), E-mails (prática 2 com 104 pontos) e Reuniões (prática 1 com 102 pontos). Todas foram destacadas em verde no gráfico anterior e em todos os gráficos seguintes que analisam práticas de comunicação.
Em seguida, também destacaram-se as seguintes práticas: Repasse de conhecimento (prática 13 com 98 pontos), Relatórios de acompanhamento (prática 9 com 96 pontos) e Apresentações (prática 5 com 93 pontos).
Em contrapartida, as práticas de comunicação menos utilizadas nos projetos de sucesso foram: Ferramentas de edição colaborativa (prática 14 com 47 pontos), Manual do usuário (prática 12 com 54 pontos) e Videoconferência (prática 3 com 58 pontos).
Analisando os resultados inversos, identificam-se as práticas de comunicação mais utilizadas nos projetos de software considerados mal sucedidos, conforme gráfico seguinte:





Novamente observando os resultados expostos anteriormente, percebe-se que 6 projetos foram considerados fracassados de acordo com a metodologia adotada. Desta forma, cada prática poderia atingir até 60 pontos, uma vez que cada respondente pode indicar a utilização da prática com uma escala de 1 a 10.
O destaque em verde, para as práticas mais utilizadas nos projetos de sucesso, deixam claras as primeiras diferenças na utilização das práticas de comunicação quando agrupamos os projetos conforme o seu sucesso.
A prática 11 (Discussões Técnicas) mantém o seu primeiro lugar, agora com 40 pontos. No entanto, a prática 4 (Documentação formal) salta do 10º para o 2º lugar, atingindo 39 pontos. E a prática 9 (Relatórios de acompanhamento) salta de 5º para 3º lugar, com 37 pontos.
Só então, em quarto lugar, com 35 pontos, aparece a prática 2 (E-mails) que havia sido segundo lugar nos projetos de sucesso. E, em quinto lugar, empatado, com 34 pontos, aparece a prática 1 (Reuniões) que havia alcançado o terceiro lugar na análise dos projetos bem sucedidos.
Avançando com a análise sobre as práticas de comunicação mais utilizadas nos projetos de software, foi feito um levantamento da utilização das práticas nos projetos como um todo, ignorando a obtenção do sucesso no projeto. Neste cenário, a pontuação máxima seria de 190 pontos (considerando 19 respondentes e, no máximo, 10 pontos por prática). Os resultados estão disponíveis no próximo gráfico:





As 3 primeiras posições (Discussões técnicas, E-mails e Reuniões) coincidem exatamente com as observadas quando consideraram-se apenas os projetos bem sucedidos. As diferenças começam a partir do quarto lugar que passou a ser ocupado por Relatórios de Acompanhamento, deixando o Repasse de Conhecimento em quinto. Os três últimos lugares também se mantiveram com: Ferramentas de edição colaborativa, Manual do usuário e Videoconferência.
Concluindo a análise das práticas de comunicação utilizadas nos projetos, expõe-se a distribuição de frequência das notas apontadas:


TABELA 3: Distribuição de frequência das notas apontadas para a utilização das práticas de comunicação
NOTA
TOTAL
1
48
2
13
3
14
4
11
5
25
6
24
7
47
8
51
9
33
10
19
TOTAL
285


Do total possível de 285 notas (15 notas de 19 pessoas), observa-se que as notas mais utilizadas foram 8 (oito), 1 (um) e 7 (sete). Finalmente, percebe-se que 47% das notas foram inferiores a 7 (sete) e 53% das notas foram maiores ou igual a 7 (sete).



Nenhum comentário:

Postar um comentário