segunda-feira, 25 de maio de 2015

[COMUNICAÇÃO x SUCESSO] Analisando o sucesso do projeto

A segunda parte da pesquisa buscou analisar o sucesso do projeto considerado, de acordo com a metodologia descrita, ou seja, cada respondente teve que avaliar o sucesso do seu projeto em dez diferentes perspectivas, utilizando repetidamente uma escala de 1 (fracasso absoluto) a 10 (sucesso total). No gráfico a seguir, vê-se a distribuição dos resultados encontrados:





Pelas regras estabelecidas, a pontuação do sucesso poderia variar entre 10 e 100 pontos. Para efeitos desta pesquisa, foram considerados bem sucedidos todos os projetos que atingiram uma pontuação mínima de 70 pontos (área verde do gráfico).
No gráfico, cada projeto foi representado por um quadrado laranja, localizado na posição correspondente ao seu sucesso, de acordo com as respostas fornecidas. O projeto com menor sucesso recebeu 44 pontos e o projeto mais bem sucedido cravou 97 pontos.
Pelo corte estabelecido em 70 pontos, 13 projetos foram considerados bem sucedidos e 6 projetos foram considerados mal sucedidos, sendo que um destes projetos ficou no limite de 69 pontos. A pontuação média de todos os projetos analisados foi 77,6 pontos, sendo 87,3 pontos a média dos projetos bem sucedidos e 56,5 pontos a média dos projetos sem sucesso.
Exatamente uma pessoa teve dificuldade em avaliar o sucesso do seu projeto quanto à qualidade das entregas ou à geração de conhecimento ou à satisfação da equipe. Ainda, 3 pessoas tiveram dificuldade em analisar o sucesso dos seus projetos quanto ao crescimento da empresa desenvolvedora.
No entanto, o caso mais crítico foi a análise do sucesso quanto ao cumprimento das expectativas de custos, pois 9 pessoas tiveram dificuldades para avaliar o projeto sob esta perspectiva. Isso demonstra projetos que não gerenciam os seus custos, não divulgam dados sobre a evolução dos seus custos ou, ainda, equipes que não se preocupam com este aspecto do projeto.
Em outro sentido, analisando o somatório de pontos por perspectiva analisada, têm-se os resultados a seguir:




O máximo possível era de 190 pontos, uma vez que 19 pessoas responderam e cada perspectiva poderia ser avaliada em, no máximo, 10 pontos.
Percebe-se que 5 perspectivas receberam mais de 80% dos pontos possíveis (152). O destaque é para benefícios para o cliente (161 pontos). Analisada conjuntamente com satisfação do cliente (157 pontos) e cumprimento do escopo (157 pontos), demonstra a busca das equipes dos projetos em atender bem aos interesses do cliente no projeto.
O segundo lugar ficou para geração de conhecimento (160 pontos) o que é uma constante em projetos de desenvolvimento de software, nos quais as equipes frequentemente lidam com novas tecnologias, novos cenários, novos clientes e novos negócios. A quinta perspectiva onde o sucesso mais foi percebido trata da satisfação da própria equipe por participar do projeto e concluí-lo.
Os destaques negativos ficam por conta do sucesso em cumprimento de prazos e custos. Os resultados coincidentes podem ter alguma explicação em virtude do maior ineditismo de projetos de desenvolvimento de software, maior taxa de mudanças em projetos deste tipo, falta de métricas mais precisas para estimativas paramétricas e menor maturidade desta indústria com projetos.
A situação dos custos é ainda mais negativa, uma vez que os números foram ruins (fracasso) e houve, ainda, dificuldade para colhê-los (conhecimento dos custos).
Concluindo a análise do sucesso, expõe-se a distribuição de frequência das notas apontadas:


TABELA 2: Distribuição de frequência das notas apontadas para o sucesso
NOTA
TOTAL
1
7
2
3
3
4
4
6
5
12
6
11
7
16
8
38
9
46
10
47
TOTAL
190



Do total possível de 190 notas (10 notas de 19 pessoas), observa-se que somente 10% das notas elencadas foram inferiores a 5. Em contrapartida, praticamente a metade das notas foi 9 ou 10.

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