A
primeira parte da pesquisa buscou uma qualificação simples dos
respondentes. O respondente foi orientado a escolher um projeto já
concluído e a indicar quais funções exercia neste
projeto.
A
segunda parte da pesquisa buscou analisar o sucesso do projeto
considerado nas respostas à pesquisa. O sucesso do projeto é medido
sob diferentes perspectivas, de acordo com as teorias estudadas. As
perspectivas elencadas para análise e as suas respectivas descrições
foram:
Prazo:
o projeto foi concluído dentro do prazo acordado?
Escopo:
o projeto foi concluído entregando todo o escopo previsto?
Custo:
o projeto foi
concluído de acordo com o orçamento aprovado?
Qualidade:
as entregas realizadas pelo projeto cumpriram os requisitos exigidos
de qualidade?
Geração
de conhecimento: o
projeto gerou conhecimento técnico e do negócio para a equipe que o
desenvolveu?
Preparação
para o uso de novas tecnologias: a
equipe do projeto passou a dominar novas tecnologias após a
conclusão do projeto?
Satisfação
do cliente: o
cliente ficou satisfeito após a conclusão do projeto?
Benefícios
para o cliente: o
cliente recebeu os benefícios pretendidos ao conceber o projeto?
Satisfação
da equipe: a
equipe do projeto ficou satisfeita após a conclusão do projeto?
Crescimento
da empresa desenvolvedora: a
empresa que desenvolveu o software melhorou o seu posicionamento de
mercado após a conclusão do projeto?
Para
as respostas de todas as perguntas desta segunda parte, foi definida
uma escala de 1 a 10, na qual o 1 (um) significa fracasso absoluto e
o 10 (dez) significa sucesso total em relação a cada uma das
perspectivas consideradas, conforme ilustrado a seguir:
Dessa
forma, considerando as dez perspectivas abordadas e as respostas
variando entre 1 (um) e 10 (dez), a análise de sucesso de cada
projeto resultava em uma pontuação variando entre 10 (dez) e 100
(cem).
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