terça-feira, 19 de maio de 2015

[COMUNICAÇÃO x SUCESSO] Como medir sucesso?

A primeira parte da pesquisa buscou uma qualificação simples dos respondentes. O respondente foi orientado a escolher um projeto já concluído e a indicar quais funções exercia neste projeto.
A segunda parte da pesquisa buscou analisar o sucesso do projeto considerado nas respostas à pesquisa. O sucesso do projeto é medido sob diferentes perspectivas, de acordo com as teorias estudadas. As perspectivas elencadas para análise e as suas respectivas descrições foram:
Prazo: o projeto foi concluído dentro do prazo acordado?
Escopo: o projeto foi concluído entregando todo o escopo previsto?
Custo: o projeto foi concluído de acordo com o orçamento aprovado?
Qualidade: as entregas realizadas pelo projeto cumpriram os requisitos exigidos de qualidade?
Geração de conhecimento: o projeto gerou conhecimento técnico e do negócio para a equipe que o desenvolveu?
Preparação para o uso de novas tecnologias: a equipe do projeto passou a dominar novas tecnologias após a conclusão do projeto?
Satisfação do cliente: o cliente ficou satisfeito após a conclusão do projeto?
Benefícios para o cliente: o cliente recebeu os benefícios pretendidos ao conceber o projeto?
Satisfação da equipe: a equipe do projeto ficou satisfeita após a conclusão do projeto?
Crescimento da empresa desenvolvedora: a empresa que desenvolveu o software melhorou o seu posicionamento de mercado após a conclusão do projeto?
Para as respostas de todas as perguntas desta segunda parte, foi definida uma escala de 1 a 10, na qual o 1 (um) significa fracasso absoluto e o 10 (dez) significa sucesso total em relação a cada uma das perspectivas consideradas, conforme ilustrado a seguir:







Dessa forma, considerando as dez perspectivas abordadas e as respostas variando entre 1 (um) e 10 (dez), a análise de sucesso de cada projeto resultava em uma pontuação variando entre 10 (dez) e 100 (cem).

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