quarta-feira, 4 de abril de 2018

A história de Paulinho, o jogador


Daí os meus amigos já clicaram secos no link achando que era um post autobiográfico…






É não, macho!





Vou falar de outro jogador de futebol chamado Paulinho. Ele é beeeeeem mais rico, beeeeeem mais famoso e, admito, tem um pouco mais de talento futebolístico do que eu. :P


Eu gosto muito da metáfora que a vida é uma montanha-russa: às vezes, estamos lá em cima, às vezes, estamos lá embaixo!


E esse cara, o José Paulo Bezerra Maciel Júnior, é a montanha-russa em pessoa.






Qual brasileiro não teve o sonho de ser jogador de futebol? E de ir jogar na Europa? Pois esse cara conseguiu desembarcar três vezes por lá!






Novinho, aos 17 anos, chegou ao leste europeu para jogar em times pequenos da Lituânia e da Polônia. Ele achava que, já com os pés no velho continente, estaria mais perto de chegar aos grandes centros.


Ledo engano. Sendo brasileiro, pobre e preto, foi vítima de muito preconceito. Não aguentou e pediu “pra sair”.


Voltou ao Brasil para recomeçar em um daqueles times patrocinados que a globo não pode dizer o nome: Pão de Açúcar Esporte Clube, lugar de gente feliz haha (na globo é PAEC.)


De lá, fez uma boa Série B pelo Bragantino e ganhou uma chance no Corinthians, na época em que o Andrés Sanchez comprava jogadores do Bragantino a granel.


E aí, é óbvio, que ele chegou sob muita desconfiança da torcida do Corinthians e, mais ainda, das demais torcidas.






O moço estreou em um dia ruim, justamente no dia em que o Corinthians foi eliminado da mítica Libertadores, em casa, pelo Flamengo.


Mas ele não teve culpa e teve muita paciência para conquistar o seu espaço. Brilhou muito em 2011 ajudando o Corinthians a ser campeão brasileiro e se tornando jogador de confiança do deus Tite.


O Paulinho é um volante com presença de área digna de um atacante. O seu grande trunfo é jogar muito tempo dentro da área, é chegar na área na hora certa, surpreendendo a defesa do adversário. Assim, ele marca muitos gols. É um volante artilheiro. E é difícil não gostar de jogadores que fazem muitos gols.


Some-se a isso uma saúde invejável e o moço quase nunca esteve no departamento médico.


Em 2012, ele é destaque no tão sonhado título corinthiano invicto da Libertadores da América, inclusive marcando um gol importantíssimo e com uma comemoração igualmente histórica:






Mais uns meses e o cara era Campeão Mundial de Clubes da FIFA!


Ele foi ídolo em uma fase áurea do Corinthians, conquistando os três títulos mais importantes para o clube, com atuações decisivas e marcando muitos gols. O volante artilheiro e, para muitos corinthianos, o melhor volante que já jogou com a camisa do clube.






E aí, meu chapa, quando você está arrebentando em um dos clubes mais populares do país, o clamor popular para que você chegue à Seleção é muito intenso…


E adivinha só quem estava lá brilhando, metendo gols e sendo Campeão da Copa das Confederações em pleno Brasil?






Europa again. E, agora sim, pela porta da frente! Paulinho é comprado pelo Tottenham por 20 milhões de euros para disputar a Premier League, simplesmente o campeonato de futebol nacional mais fodástico de todos.






Mas o moço não se adaptou à guerra inglesa. Não jogou bem, foi fritado pelo treinador e caiu novamente em desgraça.


Um ano se passa e chega a Copa do 7 a 1. E adivinha só quem foi eleito por muitos como um dos piores jogadores do torneio? Lembra que eu falei da montanha-russa?


Daí chega 2015 e a China começa aquela lavagem absurda de dinheiro e com muito tesão pelos jogadores brasileiros. Lá estão Felipão e companhia e é para lá que Paulinho vai também. E o Tottenham sedento ainda conseguiu recuperar 14 milhões de euros.






Só pra não perder o costume, ele ganhou muitos títulos na China e marcou 28 gols jogando pelo Guangzhou Evergrande.






Só pra não perder o costume, Tite o convoca para a seleção brasileira e o moço é criticado por vir de um futebol muito fraco, no caso, o Chinês.







Daí os sheiks malucos lavadores de dinheiro transformam o Neymar na maior negociação da história do futebol mundial e hiperinflacionam o mercado!


Ato contínuo, o Barcelona gasta 40 milhões de euros para ter o futebol de Paulinho. Só pra não perder o costume, o moço está na Europa mais uma vez e a desconfiança com a qual é recebido é proporcional ao montante financeiro gasto.







Primeiro jogo no maior time do mundo e adivinha só? Com somente 8 minutos em campo, gol de Paulinho com assistência de ninguém mais ninguém menos do que Lionel Messi:







O rapaz andou fazendo tantos gols por lá que até fizeram memes brincando que ele estava fazendo mais gols que o CR7. Esse cara é foda!


E vamos pra mais uma Copa do Mundo, o cara é o Tite, e o Paulinho é o homem de confiança dele desde aquela camisa alvinegra…






Uma montanha-russa gigante, uma história imensa, eu escrevi pra caramba, mas o cara só tem 29 anos!


(Eu até estava refletindo sobre isso recentemente: quase todos os jogadores do Corinthians em campo agora são mais novos do que eu. Haha)


Paulinho agora é o quarto maior garoto-propaganda da seleção brasileira que disputará a Copa da Rússia. E esse é o novo comercial do sportingbet, que usou o mesmo mote desse post, a história da montanha-russa:








Valeu, Paulinho! Você brilhou muito no Corinthians!


Um abraço e até o próximo post.


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

2 comentários:

  1. Fodastico muito bom essa história
    Desse mostro , que é sem dúvida o melhor volante do futebol mundial
    E maior que já passou pelo Corinthians

    ResponderExcluir