quarta-feira, 2 de agosto de 2017

O dia em que eu saí no jornal






Eu criei uma conta no Facebook para melhorar a divulgação dos meus blogs e livros, enfim, do meu trabalho como escritor e blogueiro.


Aos poucos, os posts do Facebook passaram a compor os posts dos blogs. Desenvolvi lá no Face algumas ideias e discussões para testar as reações dos amigos e ver se daria um post no blog. Em alguns casos, os próprios amigos me pediram isso. Daí, o conteúdo do Facebook às vezes servia de base para a geração de conteúdo no blog. Um exemplo:




Agora, nós chegamos ao extremo desse processo. Eu estou escrevendo esse post apenas para fazer alguns registros sobre o post do ano que eu acabei fazendo no Facebook.


Tudo começou quando eu fui convidado para participar de uma matéria descolada em um jornal importante do país. Foi tudo quase que por acaso e muito rápido. Na quarta-feira, o convite e a entrevista e no sábado à noite eu já estava fazendo a foto com o jornal em mãos e publicando esse post no Facebook:




Post Original no Facebook






Paulo de Tarso Gregorio Pereira está se sentido louco:


Eu já fiz várias coisas fodas na vida: tenho uma filha perfeitinha; já fiz sistemas muito importantes para o Brasil; MBA em Gerenciamento de Projetos; já dei palestras; já fiz mais de 5000 gols; já corri uma maratona; já voei; já publiquei TRÊS livros e já publiquei 232 posts nos blogs. Mas nada disso me levou até o jornal.


O que me fez sair no jornal foi, acredite se puder, ir trabalhar de bermuda!!!!


Além, claro, de me expressar bem e, segundo a opinião feminina, ter panturrilhas bonitas.


Pode isso, Arnaldo?


O resumo desse post poderia ser: ô mundo réi doido!


Você também consegue sair no jornal se for vítima de uma grande tragédia ou da terrível violência urbana. Pelo menos as suas iniciais, sei lá…


E você vai poder conhecer um pouco mais sobre mim no O POVO Online desse domingo (23/07/17) que já está circulando…


Com fotaças do Fábio Lima e um texto excelente da Irna Cavalcante.


E aqui está a matéria:









Repercussão


O post no Facebook teve quase 500 reações, quase 200 comentários, 13 compartilhamentos e ainda me rendeu uns 100 novos amigos.


A sensação que eu tenho às vezes é que o meu Face está "travado" nesse post há 2 semanas.


Óbvio que quase metade desses comentários foram meus, em resposta aos comentários originais. Fui educado assim. Quando alguém perde um pouco do seu tempo para nos dar atenção, o mínimo que podemos fazer é retribuir essa atenção. Eu devo ter trabalhado praticamente umas 24 horas nesse post do Facebook.


Pra ilustrar bem o que estou falando, selecionei um dos comentários mais significativos e uma das réplicas:


Parabéns Paulo de Tarso Gregorio Pereira pela matéria e pelo post muito bem escrito.


Eita! Adorei o seu comentário.
Sintetizou tudo.
Eu fiquei louco, fiquei foda, fiquei sarcástico, fiquei divertido, fiquei famoso e fiquei fotogênico, tudo isso em um só post. Fui muito feliz mesmo nesse post. Foi o post do ano! Tanto que teve uma repercussão inédita. Tive até dificuldades para acompanhar o muído. Teve gente que se conectou comigo pela primeira vez através desse post.
Um abraço e apareça.



Teve gente que gostou do tema, da novidade, da entrevista, da foto, do visual, do fato de sair no jornal, do sarcasmo ou da reflexão levantados pelo post…


Mas o curioso mesmo é que vários dos comentários não tinham quase “nada a ver” com o tema do post. Várias pessoas estavam fazendo contato comigo pela primeira vez na vida ou retomando o contato após 20 anos… E o post deu essa abertura para o contato. Fantástico!


E como sempre acontece e como sempre me assusta, o post do Facebook gera uma repercussão imensa fora do Facebook.


Sem contar a fama trazida pela publicação no jornal e eu vivi dias bem agitados depois disso.


Enfim, não sei se esse post ficou muito útil não, mas a ideia aqui era discutir sobre as coisas que nós damos significância na nossa vida, as coisas que a sociedade mais valoriza, sobre redes sociais, amizades e relacionamentos.







E se quiser ser meu amigo no Facebook, tá aqui o link ó:




Um abraço.


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário