quarta-feira, 5 de julho de 2017

Projeto da Fila do Trenzinho da Beira-mar





Eu sempre me desafio a fazer posts loucos e inesperados. É uma forma de não deixar os blogs virarem uma rotina entediante e também é a nossa marca de diferenciação. E, assim, chegamos a 229 posts publicados. Ufa!


E o meu desafio nesse blog é levar o gerenciamento de projetos pra dentro da vida real.


Hoje, nós vamos utilizar o gerenciamento de projetos para organizar uma fila no meio da rua. Vamos ver se isso vai dar certo?






O trenzinho “dos personagens” é uma atração aqui da Beira-mar de Fortaleza. Basicamente, é uma composição puxada por um “jipe” e dois “vagões” de passageiros, com capacidade para 50 passageiros, música alta e vários atores fantasiados de personagens famosos do cinema, dos desenhos e dos quadrinhos.


A viagem é bem animada e dura aproximadamente vinte minutos dando uma volta por boa parte da orla da capital cearense.


Os personagens vão a viagem inteira fazendo mungangos, brincadeiras, acrobacias, escaladas, “macacadas” e traquinagens.


A minha filha Isabela acha que não passeou na Beira-mar se não der uma volta no trenzinho. E aí, não basta ser pai…










Ocorre que, na alta estação, o bicho pega.


Chegamos lá em dezembro e havia umas mil pessoas aglomeradas na região de onde partem os trenzinhos. Mesmo com duas empresas, cada uma com dois trenzinhos, não estava fácil suprir a demanda. É óbvio que eu já queria desistir, mas sabe como é, né?






Então, não basta ser pai e vamos enfrentar a fila.


Ficamos lá nessa fila por mais de 40 minutos esperando a nossa vez e foi daí que eu tirei esse post.


A fila estava muito bem organizada. Mesmo sendo uma fila na rua e uma espera longa, todo mundo colaborava, respeitando a fila e aguardando a sua vez.


Quando o trenzinho chegava para uma nova volta, notei uma coisa genial. Uma senhora vinha na fila, contando alto e, quando chegava no cinquenta, ela mesma furava a fila e tomava essa posição.


Fiquei só vendo o muído…


Daí a fila começou andar e, quando chegou nela, era exatamente a hora de parar.


Eu só pensei comigo mesmo: #pqp.


Ali era o ponto de corte da lotação do trem. Com essa medida supersimples, ela conseguia manter a organização e a disciplina da fila. Coisa de mestre!


A equipe toda trabalhava em perfeita sincronia para um embarque rápido e seguro. E, assim, o trem partia para a sua próxima viagem e tudo recomeçava.


Depois de alguns ciclos, foi a nossa vez de passear. O passeio foi bom e, na volta, eu não resisti, fui falar com ela e ganhei uma aula de gestão de pessoas (e um post para o blog):


Olha, eu estou impressionado com a organização dessa fila.
Ah, meu filho!, que bom que você gostou. Estamos aqui já há 32 anos fazendo isso.
Pois é. Uma fila dessas, no meio da rua, sem cordas, sem grades, e todos se comportaram e respeitaram o tempo todo!
É. Eu já trabalhei com cordas aqui, mas resolvi tirar. Você tem que tratar as pessoas como gente. Se você tratá-las como bichos, elas se comportarão como bichos. Mas, se você tratá-las como gente, elas se comportarão como gente.


Outro ponto a destacar é o tamanho da equipe do trenzinho. É uma equipe muuuuito grande, suficientemente grande para executar o projeto com perfeição. Só personagens do homem-aranha, deve haver uns 4 para cada trem. Tem até um homem-aranha preto que eu nem mesmo conhecia.






Tem agenciadores, vendedores, motoristas, seguranças, organizadores, dezenas e dezenas de personagens e, claro, a minha amiga gerenciando tudo isso.


No primeiro capítulo do livro Fazendo um projeto dar certo, trazemos várias e várias dicas sobre o adequado dimensionamento da equipe. Sempre no padrão do livro: como saber se a equipe está bem dimensionada ou não para o projeto e como resolver o problema detectado.




http://fazendoumprojetodarcerto.com.br/



Em tempo, a minha filha “morre” de medo dos personagens mascarados. Mas eu também já tive 4 anos e entendo bem o que se passa na cabecinha dela nessa hora.






Até a próxima viagem. Até o próximo post.


Piuí piuí…


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário