quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

As Embalagens






Nesse post, vamos falar sobre o valor, o poder e a importância das embalagens...


Além das funções de proteção e conservação, as embalagens também nos trazem a discussão sobre mostrar ou esconder.


Começamos pelas utilíssimas redinhas que embalam as frutas que compramos na feira. Passando para a bandeja de morangos que fica na geladeira. Geralmente, quando eu chego em casa, a metade dos morangos que fica na parte de baixo da embalagem já está estragada. E é só uma questão de tempo para acontecer o mesmo com todos os morangos. Já andei comprando morangos congelados e curti muito a ideia.


Uma vez, no supermercado que faz você feliz, eu vi o bife mais lindo da minha vida, embalado em uma bandejinha de plástico e isopor. Cresci os olhos, babei e comprei. Quando eu cheguei em casa, o bife era um pedaço de carne dobrada. Se a parte de cima era o bife mais lindo que eu já vi, a parte de baixo não servia para nada. Ê Brasil!


Também comprei uma picanha linda para o primeiro churrasco do nosso condomínio. Não queria fazer feio na integração com os novos vizinhos. Escolhi muito bem no freezer de carnes do supermercado.


Lá pelas tantas, o vizinho que estava fazendo o churrasco me chamou: “Olha, à medida que foi descongelando, foi subindo um cheiro muito forte de carne apodrecida”.


Nossa, que vergonha! E ainda tive que ir de novo no supermercado no outro dia para reclamar e trocar a carne.


E a TetraPak? Simplesmente a embalagem que conserva leites e sucos por MESES sem chances para a proliferação de bactérias. Eita!


É bem mais prático do que mijar no leite, não é? Pelo menos é assim que fazem alguns pequenos produtores...







Outras embalagens consagradas são as latas e os vidros. Inclusive a cor do vidro afeta a quantidade de luz que o líquido receberá e as questões de mostrar e esconder que lançamos no início da prosa.


Quem bebe, sabe que a cerveja ou o refrigerante armazenados no vidro são bem mais saborosos. É que a lata deixa escapar uma parte do gás da bebida. Para compensar, os fabricantes injetam mais gás nas bebidas vendidas em latas, e isso deixa o sabor bem variável. Por outro lado, a latinha gela mais rápido (e congela igualmente mais rápido).









O canal National Geographic tem programas especiais mostrando como funcionam as megafábricas de bebidas no mundo. Estruturas colossais e automatizadas que fabricam as bebidas e, não menos importantes, as suas embalagens. Quase tudo automatizado e só uns 10 funcionários por fábrica. A areia vira vidro e já sai com bebida e embalada num pack! Por sinal, a bebida é envasada na sua forma gelada para evitar aquela conhecida explosão de gás.







Os refrigerantes entraram num processo de aumentar cada vez mais as suas embalagens. Tanto que já tinha gente sonhando com a Coca de 20 litros:







Mas esse processo foi revertido e as embalagens agora estão diminuindo junto com a palavra refri.







O meu pai estava a trabalho em Fortaleza e quase endoidava ao ver um CD embalado em uma latinha, no formato de CD. Ele nunca gostou de dance music, mas resolveu me presentear:







Ainda falando de vidro, é só lembrarmos que o copo de extrato de tomate logo vira um copo normal de bebidas incorporado ao acervo doméstico.


E nessa toada, é quase mandatório falar no pote de sorvetes que logo se transforma em pote de feijão congelado.


A minha irmã me ligou pedindo ajuda para transportar as tintas que ela havia comprado. Lá chegando, eu deparei com um balde de 27 kg de tintas! Sobrenatural! Eu nem consegui tirar aquilo do chão. Então, a minha ajuda se resumiu a orientar o carregamento do carro e a dirigir com cuidado.









E você sabe abrir um enlatado? A minha irmã é canhota e sofre bastante nesse aspecto. Até que ela ganhou de presente um abridor de latas da Suíça que promete ser democrático para canhotos ou destros. Já eu penso que é preciso um mestrado para operar esse abridor de latas suíço.


Um mestrado também para abrir as tampas dos depósitos de plásticos mais desejados e caros do Brasil. A minha amiga revendedora ficou chateada com essa piada e me advertiu que era para conservar bem o que estava ali guardado.


Também podemos falar nas fitinhas vermelhas para abrir e depois amarrar o pacote de biscoitos recém-aberto.


E é só mais um pulo até chegarmos nas sacolas. Milhões delas. Detonando a natureza. É só pensar que a sacola do supermercado rapidinho é transformada em saco de lixo, quando não fica abandonada na rua. Um bicho inventado pelo homem: o saco voador!


Por isso inventaram as sacolas biodegradáveis e as sacolas retornáveis.


Para o comércio eletrônico, as embalagens têm grande importância: precisam ser seguras, eficientes, leves, resistentes, discretas e bem identificadas.


E mais discreta ainda deve ser a embalagem do sex shop, não é?


A embalagem da prostituta (ou da mulher conquistadora) nos leva de volta à discussão sobre quanto mostrar e quanto esconder. É o que uns chamam de “ser sexy, sem ser vulgar”.







Quando estamos na academia, fazendo dieta ou praticando esportes, estamos tentando melhorar a nossa própria embalagem. Da mesma forma quando estamos nos depilando, cortando ou pintando os cabelos, nos tatuando ou nos maquiando. E quando estamos escolhendo aquela roupa bem bacana e que combina.


As pessoas que fazem cirurgias plásticas meramente estéticas estão apenas levando esse processo de melhorar a sua embalagem a níveis extremos.


A embalagem do presente é tão ou mais importante que o presente! Quem nunca comprou um papel de presente?


A embalagem cria um clímax, um desejo, um tesão pelo oculto. O que será que eu vou ganhar?


Mesmo quando as formas parecem óbvias.


E essa é uma vantagem clara do livro de papel para o e-book. O e-book não tem uma embalagem para presente. E mesmo a pessoa deduzindo que é um livro pelo seu formato e pelo seu peso, ela jamais vai conseguir sequer supor qual é o livro.


Então, mesmo se for dar um presente em dinheiro ou através dos utilíssimos cartões-presente, considere fazer uma embalagem para esse presente que vai ficar mais com cara de presente. Sacou?


O meu grande amigo Alexandre estava se casando e viajando em seguida para a Argentina. Pediu presentes em dinheiro por causa das restrições de bagagem no voo. A gente chegou lá com uma caixa enorme de papelão que fingimos ainda ser bem pesada. Ele quase desmaiava quando viu a arrumação. Daí, ele foi abrindo a caixa e dentro tinha apenas papel picotado e mais caixas cada vez menores. Até que, na última delas, havia um envelope com o presente em dinheiro. Foi muito divertido!


Lá na loja do dono da botica, eu comprei um presentaço: um kit de maquiagem de 200 R$! Daí, a vendedora veio me vender uma embalagem para o presente e eu precisei dar um “se liga” nela:


- Ô, minha filha, você perdeu a noção!? Eu compro um presente de 200 R$ e você ainda quer que eu compre a embalagem?







E o que falar da camisa do time de futebol? Ela carrega toda uma mística quase religiosa: pano sagrado para os torcedores do time e pano de chão para os rivais. Ali vai a marca do time e as marcas que o patrocinam. Ali cabe a história de muita gente.







Aprendendo com os árabes, estamos nos acostumando a ir à praia de mangas compridas. É isso mesmo! Para garantir uma melhor proteção contra o sol.







A minha filha ganhou um colete salva-vidas e é, sem dúvidas, uma ótima embalagem para ela pular na piscina com mais segurança.







Pra terminar, vamos falar das embalagens individuais e dos sachês: palito, canudo, ketchup, maionese, mostarda, azeite, sal, açúcar, adoçante... Quem consegue abrir aqueles sachês? Teve gente até inventando máquina de cortar sachê e faturando uma grana com isso.


E você também pode zoar aquele seu amigo que despejou um sachê de sal dentro do suco de abacaxi.



E assim fechamos um post bem embalado com muitas ideias e multimídia.




POST SCRIPTUM


O revisor tá reclamando aqui que a coesão do texto ficou muito frágil e que o texto ficou meio bagunçado. Tá bom, revisor, você está certo. Mas não deixa de ser um estilo diferente para construir o post. :P


Um abraço!


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário