quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Esportes que eu já pratiquei





Paralimpíadas acabando: o ápice da superação, da inclusão e da emoção.


E o blog traz mais um post para fechar a nossa trilogia olímpica:



Eu estou tratando de uma bursite trocantérica há um ano. Está sendo a contusão esportiva mais séria de toda a minha vida. Estou sedentário, gordo e com saudades dos esportes.






Mas eu já pratiquei vários esportes…


E você vai poder interagir nos comentários, dizendo quais esportes já praticou.


Aqui, eu já deixo um agradecimento aos vários professores de Educação Física que tive nessa caminhada. Esses profissionais têm uma importância enorme por nos colocar em contato com os mais diferentes esportes. Um agradecimento especial para: Eugênia, Raquel, Robson, Karla, Pedro...




#1 Futebol


Começando pelo esporte favorito do Brasil. Eu tinha 3 anos, mal sabia caminhar e já chutava bolas. À noite, Mazinho ia lá para casa namorar com a minha tia Gracinha. Mas só depois que jogasse futebol comigo. :P


No nosso tempo, era muito comum jogar futebol nas calçadas, nas ruas ou onde desse. Todo o tempo possível! Era comum ter sempre algum amiguinho com a “cabeça” do dedo arrancada.


Vez ou outra, uma bola era embarcada (caía sobre alguma casa). Um dia, o carro do padre atropelou (e furou) a minha bola. Meu Deus, que tristeza! Mas só até o padre comprar uma bola nova pra mim.


Joguei futebol de campo pouquíssimas vezes. E sempre me sentia perdido em um latifúndio.


Em Fortaleza, jogamos muito futebol society. Inclusive, mantemos um racha nos sábados há 9 anos. E foi lá onde eu encontrei essa bursite.


O futebol também é o programa de TV favorito. Sempre para ver o Corinthians!







#2 Futsal


Aqui, sim, o meu esporte favorito e de melhor desempenho.


O piso plano possibilita melhor controle sobre a bola. Jogo de muita velocidade. É preciso agilidade para aproveitar cada pequeno espaço.


Em Várzea Alegre, cada escola tinha uma quadra. E nós crescemos jogando Futsal.


Hoje, isso acabou. Não as quadras, que estão até cobertas e protegidas do sol. Acabou foi a prática do Futsal.


Graças ao Futsal, eu participei de várias viagens e conheci muitos lugares. Além de disputar vários campeonatos.







#3 Vôlei


Eu e Romênia batíamos bola na calçada, aprimorando fundamentos do voleibol.


Mas jogar vôlei exige uma logística muito complexa e deve ser por isso que o futebol é o esporte mais popular do país. É difícil achar uma oportunidade para praticar vôlei.


Com 1,62 m de altura também não dá para ser um astro do vôlei.


O meu último caso com o vôlei foi um tratamento para LER (tendinite nos punhos).


Foi quando eu conheci o Clube do Vôlei, lugar fantástico em Fortaleza. Lá, vivi 3 ótimos anos de prática desse esporte. Pude jogar em alto nível com outros aficionados pelo esporte. Eu era muito útil no saque e incansável na defesa. A bola não caía! :P


Depois de um dia muito estressante no trabalho, atravessar o portão do Clube do Vôlei era incrivelmente confortante. Parecia que eu deixava um mundo de problemas lá fora!







#4 Vôlei de Praia


Também tive algumas raras oportunidades para praticar esse esporte. A última foi em um campeonato organizado com os funcionários da empresa.


A praia traz dificuldades adicionais: os profissionais dizem que o pior inimigo é o vento. Eu ainda acho que é a areia fofa onde fica bastante difícil e cansativo se locomover.








#5 Natação


Em Várzea Alegre, nossas aulas de natação praticamente eram só exercícios de respiração dentro d’água.


Em 1999, eu quase morri afogado na Praia do Futuro.


Ainda tratando a minha LER (tendinite nos punhos), fiz 1 ano de Natação no SESC.


Eu cheguei lá todo animado ao ver o pessoal nadando na piscina de 25 metros. O professor viu que eu não sabia nadar e me mandou um nível abaixo. Chegando na piscina intermediária, o professor viu que eu não sabia nadar e me mandou um nível abaixo.


Fui nadar em uma piscininha de crianças com 40 cm de profundidade. :P


Mas foi lá que eu aprendi com segurança os fundamentos básicos da natação.


Talvez eu não me afogue mais.


A seguir, um vídeo onde eu apareço “nadando” durante as Olimpíadas da AED:







#6 Ciclismo


A primeira bicicleta que eu ganhei era muito paramentada. Coisa de cinema! Parecia até uma moto.






Em Ipaumirim, a nossa turma tinha mesmo o hábito de pedalar. A gente fazia ciclismo de estrada, principalmente percorrendo os 9 km até a cidade vizinha (Baixio). Também gostávamos de fazer trilhas (mountain bike), percorrendo as estradas carroçais do município, principalmente para visitar a Pedra de São Sebastião.


A gente realmente usava a bicicleta como meio de transporte. Algo que estão tentando ressuscitar atualmente, principalmente nas grandes cidades. Isso tem a ver com mobilidade urbana, obesidade e saúde.


Será que a gente nunca desaprende a andar de bicicleta?




#7 Handebol


Nas Olimpíadas, pudemos ver a virilidade com que esse esporte é praticado em alto nível.


Lá em Várzea Alegre, Robson nos colocou para praticar Handebol. A gente queria mesmo era usar os pés. Parecia que a quadra de Futsal estava subaproveitada. :P


Mas foi mais um esporte que conhecemos.




#8 Basquete


É esporte pra gente com 1,62 m de altura?


Fato é que eu já pratiquei por recreação e, principalmente, em aulas de Educação Física.


Certa noite, um colega mais forte me deslocou no alto e eu caí feio por cima do braço. Ali, eu me aposentava do basquete.




#9 Tênis de Mesa


Aqui era puramente recreação, principalmente após as aulas.


Eu e o Alexandre chegamos a fazer uma maratona de 2 horas de tênis de mesa um certo dia. Sempre com muita provocação, claro!




#10 Corrida


Comecei a correr (como esporte) só depois de adulto.


A logística é bem simples: basta um tênis!


Eu não levo nada que chame atenção de ladrões, nem música, nada… Vou quase como um mendigo. :P


Assim, a corrida funciona para mim como meditação. É um momento de paz absoluta em que eu só penso nas minhas passadas e até onde eu vou correr.


Eu não gosto de correr dando voltas em praças, muito menos em esteiras que não saem do lugar. Eu gosto de correr em linha reta, rumo a um objetivo definido e que eu seja obrigado a retornar para casa no final.


O domingo sem trânsito é um convite para correr nas ruas desabitadas de uma grande cidade. Oportunidade ímpar para realmente curtir e conhecer o lugar onde você vive. Eu adoro correr na Avenida João Pessoa no domingo à tarde.


A corrida é superação. E também uma grande aliada no controle do peso.


Os meus treinos não passam de 6 km e eu não concordo muito com gente que corre longas distâncias, tendo mais prejuízos do que benefícios à saúde.




#11 Pilates


Ainda tratando a minha LER (tendinite nos punhos), fiz 2 anos de Pilates.


O objetivo era fortalecer a coluna e melhorar a respiração.


Tinha vários exercícios que eu não conseguia acompanhar o ritmo do pessoal da terceira idade. Questão de prática! Lição de vida!




#12 Musculação


Ainda tratando a minha LER (tendinite nos punhos), também fui parar na academia.


No episódio de bursite atual, a reumatologista também me orientou a voltar à malhação. Seria o melhor remédio para curar as dores musculares decorrentes da doença principal. Está funcionando! A academia é o que está me tirando da lista de sedentários atualmente.


O fortalecimento muscular é importante para envelhecermos com saúde. É um reforço fundamental para o dia a dia e é base para a prática de outros esportes com menos contusões.


Na academia atual, também encontrei um grupo social muito bom e descobri um lado novo desse ambiente: a interação humana.




#13 Xadrez


Lá em Ipaumirim, a galera se reunia na calçada da igreja para jogar xadrez. Era um tabuleiro grande e bonito de madeira. Oportunidade para conhecer as regras do jogo e os movimentos básicos.




#14 Sinuca


Lazer comum no interior do Nordeste, logo eu fiquei fascinado pelo jogo. É preciso muita técnica para encaçapar as bolas e estratégia para não deixar o adversário ganhar o jogo.


Algumas tacadas mais fortes demandam mais de certos músculos. Passar 2 horas em pé ao redor da mesa também exige certo esforço físico.






#15 Canoagem


Antes do Isaquias começar a praticar, eu já fazia canoagem em Várzea Alegre.





#sqn Claro que não, né? Em Várzea Alegre, a gente mal tem água para beber, quanto mais pra fazer canoagem. Essa parte do post foi só para descontrair mesmo. :P


E você? Quais esportes já praticou?


Bora praticar esportes? :P


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Um comentário: