domingo, 19 de julho de 2015

[COMUNICAÇÃO x SUCESSO] Práticas de comunicação favoritaças da galera

A última investigação realizada trata das práticas de comunicação favoritas dos respondentes e foi realizada de acordo com a metodologia descrita anteriormente. Considerando a conversão das opções textuais em números equivalentes, os resultados são exibidos no próximo gráfico:



Considerando que 17 respondentes opinaram sobre as suas práticas de comunicação prediletas e a escala numérica varia entre -2 (detesto) e +2 (favorita), a pontuação para cada prática poderia variar entre -34 e +34 pontos. Novamente e para efeitos de comparação, as práticas de comunicação mais utilizadas nos projetos de sucesso foram destacadas na cor verde.
A prática de comunicação favorita é o Repasse de Conhecimento (prática 13, com 27 pontos), seguida de Discussões Técnicas (prática 11, com 26 pontos). Isto demonstra que as pessoas preferem conversar. É a melhor forma de resolver o problema de comunicação no projeto: conversar.
Observa-se um ligeiro descompasso entre as predileções e as práticas efetivamente utilizadas nos projetos. Basta perceber que Repasse de conhecimento (prática 11) só é quarta prática mais utilizada nos projetos de sucesso. Ainda sobre as práticas mais utilizadas, Reuniões (prática 1) e E-mails (prática 2), empatam com diversas outras práticas no terceiro lugar da predileção, todas com 21 pontos, a saber: Apresentações (prática 5), Quadro branco para desenho (prática 7), Quadro de planejamento (prática 8) e Processo de Desenvolvimento (prática 15).
As práticas com mais rejeição são: Manual do usuário (prática 12, com 7 pontos), Videoconferência (prática 3, com 9 pontos) e Documentação formal (prática 4, com 10 pontos).
A predileção também foi estudada de forma segmentada entre os papéis desempenhados no projeto. O próximo gráfico mostra as práticas de comunicação favoritas dos codificadores (papéis de análise, codificação ou arquitetura):




Foram 10 codificadores respondendo sobre as suas práticas de comunicação favoritas na pesquisa, o que permitia uma variação entre -20 e +20 pontos na pontuação de cada prática.
As práticas de comunicação preferidas dos codificadores são: Repasse de conhecimento (prática 13, com 17 pontos), Discussões técnicas (prática 11, com 14 pontos) e Quadro branco para desenho (prática 7, com 13 pontos). Aqui, fica explícita a predileção por conversar e desenhar as ideias em detrimento da comunicação formal do projeto. Tese comprovada pela definição da prática 4 (Documentação formal e legal do projeto) como a mais rejeitada entre os codificadores, com nenhum ponto marcado.
Agora, são analisadas as predileções dos especificadores (papéis de requisitos ou documentação):





Foram 7 especificadores opinando, então as práticas poderiam pontuar entre -14 e +14 pontos. Os 3 primeiros lugares são os mesmos elencados pelos codificadores: Repasse de conhecimento (prática 13, com 12 pontos), Discussões técnicas (prática 11, com 12 pontos) e Quadro branco para desenho (prática 7, com 11 pontos). O que reforça a necessidade que a equipe técnica tem de conversar para executar bem o projeto.
Uma diferença notada é que a Documentação formal (prática 4), sobe ao nono lugar com 7 pontos, uma vez que os especificadores precisam gostar do seu próprio trabalho. É esperado que eles tenham escolhido essa função também por afinidade.
Continuando na análise das predileções por papéis, exibe-se as predileções dos gestores de projetos:





Foram 4 gestores opinando sobre as suas predileções e, desta forma, as práticas poderiam obter uma pontuação variando entre -8 e +8 pontos. As práticas favoritas dos gestores são: Processo de Desenvolvimento (prática 15, com 7 pontos) e Quadro de planejamento (prática 8, com 6 pontos). Observa-se a predileção por práticas que auxiliam bastante o gestor no planejamento do projeto e na execução do plano traçado.
Outro fato interessante é que as práticas de comunicação mais utilizadas nos projetos de sucesso não são as práticas favoritas dos gestores. Isso mostra que a gestão não é impositiva e que nem sempre os gestores conseguem executar o projeto da forma que mais gostam.
Em terceiro lugar, empatadas com 5 pontos, aparecem 5 práticas, incluindo as mais utilizadas nos projetos de sucesso, a saber: Reuniões (prática 1), E-mails (prática 2), Apresentações (prática 5), Discussões técnicas (prática 11) e Repasse de conhecimento (prática 13).
Concluindo a análise das práticas de comunicação favoritas, expõe-se a distribuição de frequência das notas apontadas:


TABELA 4: Distribuição de frequência das notas apontadas para as práticas de comunicação favoritas
NOTA
TOTAL
Detesto
1
Tolero
14
Indiferente
38
Gosto
130
Favorita
72
TOTAL
255


Do total possível de 255 notas (15 notas de 17 pessoas), observa-se que apenas uma pessoa respondeu Detesto uma única vez e foi para a prática 10 (Mensagens instantâneas).

Há uma simpatia pelas práticas em geral e uma dificuldade para opinar de forma negativa, pois apenas 21% das notas não foram positivas. Ainda, 51% das notas foram Gosto e 28% das notas foram Favorita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário