quarta-feira, 18 de julho de 2018

Entregar antes não é bom





Deus do céu, o repórter da Globo estava embasbacado porque um estádio da Copa de 2022 no Catar já vai ficar pronto em 2019! Daí, amigos começaram a compartilhar esse espanto comigo e eu achei que valia até um post por aqui.


Por que, pense bem, isso é uma bosta né não?


Obviamente, não tô falando do post. Muito menos do carinho dos meus amigos. Eu tô falando de terminar um projeto antes do planejado e isso já foi devidamente abordado na introdução do nosso livro Fazendo um Projeto dar Certo:


O que é um projeto dar certo? […] Vamos pensar agora em um projeto que acaba seis meses antes do previsto. Concordamos que este é um projeto bem sucedido? E se a equipe precisou gastar 20% a mais que o previsto para antecipar a entrega? E se a operação só é viável daqui a 6 meses e serão necessários mais gastos para guardar o produto por todo esse tempo? Talvez não tenha sido um projeto tão bem sucedido assim…







Entregar antes do previsto, principalmente se for muito antes, pode não ser bom. E se as pessoas não estiverem prontas para fazerem uso imediato desse entregável? E se os projetos dependentes também não estiverem tão adiantados? E os custos para manter o produto por mais tempo do que o previsto?


Quando você gasta uma grana pra planejar um projeto, os prazos e os custos finais devem ficar bem próximos do planejado. É isso o que se espera (e se cobra) da equipe de planejamento.


De repente, entregar 1 dia ou 1 semana ou 1% antes pode até ser aceitável. Mas entregar cedo demais demonstra falhas graves no planejamento.


Muita gente tem acusado o Catar de usar trabalho escravo na construção dos seus estádios e isso tem tudo a ver com o recorte do livro que eu usei anteriormente.


Olha como o Marcelo Rubens Paiva descreve a próxima Copa e os seus estádios: “a das controversas brigas diplomáticas com vizinhos, uso de trabalho escravo, condições climáticas desfavoráveis, apoio ao terrorismo, jornalistas presos, que só foi escolhida por conta de uma rede de suborno generalizada. E mais uma em que os direitos dos LGBTs não estarão garantidos. Talvez a última dos projetos mirabolantes: berçário de elefantes brancos”. E isso tem tudo a ver com o nosso post.




Não vou terminar o post sem citar os prazos de entrega das nossas empresas de comércio eletrônico. Temendo imprevistos, atrasos e processos, elas simplesmente estão “dobrando” o prazo de entrega. Você compra algo cuja entrega está prometida para daqui a 1 mês, mas, na prática, você recebe em 2 semanas. É ou não é ruim e bizarro? De repente, alguém até desiste de comprar por conta do prazo inflacionado.




E o outro lado da história?


Pra fazer uma média com os meus colegas gerentes de projetos, né?


Se o xeque que assina o cheque foi devidamente avisado sobre o conteúdo desse post, ou seja, receber antes vai custar mais caro e vai nos obrigar a “reformar” de novo quando a Copa chegar…


Mas ele queria mesmo assim porque é vaidoso, rico, aniversário da esposa, sei lá…


E o planejamento foi feito realmente para a obra acabar em 2019, os gerentes de projeto estão de parabéns!




Fotos dos estádios


Pro post ficar lindão e satisfazer a massa do Instagram, a parte lúdica vem com as fotos dos incríveis estádios que veremos na próxima Copa (ou até mesmo antes haha)…















Fiquem com Deus e segue o jogo!


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário