sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Projeto ENEM





Eu me preparei a vida toda para o Vestibular. É sério! Na minha época era assim com todo mundo. A gente começava a estudar com 4 anos já pensando no Vestibular… Que doideira!


Você tinha que escolher previamente o curso para o qual iria disputar uma vaga. Obviamente, o meu pai escolheu pra mim. E obviamente, eu ignorei a escolha dele e fiz a minha própria.


Eu me inscrevi em três universidades, ou seja, paguei três taxas e participaria de três seleções com provas em vários dias. Era assim que funcionava em 2001.


E lá estava eu, com 16 anos, tentando decidir o que seria (?) da minha vida.


Na última semana de novembro, o Coordenador avisou que o Vestibular da Federal seria adiado para janeiro e, como a escola era boazinha (e precisava muito que a gente ficasse com os primeiros lugares), eles nos dariam mais 40 dias de aulas “gratuitas” até que chegasse o dia da prova.


Eu não pensei duas vezes: mandei todos à merda e fui descansar 40 dias no interior, na casinha dos meus pais, na minha casa, na nossa casa.


Era isso ou eu surtava.


Depois, voltei descansado para a maratona de provas. Primeira universidade, primeiro dia, e lá estava de novo o Coordenador:


Se eu soubesse 70% do que você sabe, eu tiraria primeiro lugar. Isso aqui não é só conhecimento.


Nossa!, me ajudou demais, hein!? :P


Eu sei que eu passei nas três universidades e choquei a sociedade quando eu dei as costas para a Universidade FEEEDEEEEERAAAAL e fui fazer o meu curso de Computação na Universidade Estadual do Ceará, à época o melhor curso. Enfrentei uma concorrência de 40 candidatos para 1 vaga e fiquei com a trigésima e última vaga. UFA!


Nessas épocas eu também já participava do ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, naqueles tempos era exatamente o que dizia na sigla: uma provona pra avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil.


Só em 2009, o governo finalmente conseguiu vencer o lobby das universidades que fabricavam caminhões de dinheiro com os vestibulares e transformou o ENEM na maravilha que é hoje e que eu tentarei descrever nesse post.


O ENEM atualmente é uma prova única (aplicada em dois dias) que te dá acesso a todo o sistema universitário brasileiro:


  • Às universidades públicas, através do SISU: com a possibilidade de, com uma única prova e nota, concorrer a diversas vagas em todo o Brasil;
  • Às universidades particulares, através do PROUNI;
  • Às universidades particulares, através do FIES;
  • Às universidades particulares, apenas utilizando a nota como critério de acesso e pagando as mensalidades por conta própria.


É ou não é do caralho, digo, genial!?


Mas, voltando ao post, ou tentando chegar nele, já pensou 6 milhões de pessoas fazendo a mesma prova no mesmo dia???


Pois isso existe e é no Brasil!!!


Tudo começa com um gigantesco banco de questões super bem sacadas (multidisciplinares) e obedecendo à Teoria de Resposta ao Item, ou seja, é possível comparar questões diferentes quanto à sua dificuldade e quanto à capacidade de acertar a resposta por acaso (chute). Dessa forma, é possível até aplicar duas provas diferentes em dois diferentes, se preciso.


Daí, é preciso selecionar o suprassumo das questões que terão o grandíssimo privilégio de serem impressas nas provas que chegarão a 6 milhões de canetas.


Imagina só a loucura que é fazer 16 milhões de provas serem impressas em gráficas, com os nomes dos candidatos e fazer com que cada prova chegue no devido candidato e com sigilo absoluto. Não pode vazar nenhuma questão, muito menos o temido “tema da redação”.


As provas são impressas em quatro cores diferentes e cada cor apresenta uma ordenação diferente das questões. É uma medida bem simples para evitar que um colega “pesque”/“cole” do outro que sentou ao seu lado.


Muita preocupação também com a utilização de equipamentos eletrônicos para fraudar o exame. Ano passado, teve quadrilha cobrando 180 MIL REAIS por um gabarito do ENEM. É minhas amigas e meus amigos, pode valer vaga em uma faculdade pública de Medicina.


Perceba que há uma galera gigantesca trabalhando na equipe desse projeto. Desde o Ministro da Educação, os policiais federais, o pessoal que imprime as provas… Milhares de professores são contratados para organizar a aplicação e fiscalizar as provas em todo o país. O pessoal que limpa as escolas, seguranças, porteiros, jornalistas… As diárias variam de 120 a 300 reais por dia de prova.


Em 2016, 655 MIL PESSOAS trabalharam no ENEM. É brincadeira!? Que projetão extraordinário! Que orgulho!


O ENEM dá show de acessibilidade provendo condições especiais para portadores de: autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência, intelectual (mental), deficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdo, cegueira e visão monocular.


Gente, esse ano o ENEM vem com prova EM LIBRAS! #PQP #FalaSério #OQueÉIsso? É demais e eu fico cada vez mais orgulhoso desse projeto.







O ENEM também provê atendimento diferenciado para gestantes, idosos, lactantes, estudantes em classe hospitalar e em outras situações específicas.


A prova começa às 13 horas de Brasília. Na prática, a prova começa em 4 horários diferentes ao longo de um país continental e em horário de verão.


E isso com certeza é uma das causas daquelas cenas lamentáveis de pessoas atrasadas chorando nos portões das escolas e tão bem (mal) exploradas pela mídia sensacionalista.


Um país tão multi quanto o nosso tem espaço pra tudo e tem religiosos que “guardam” o sábado. Eles só podem trabalhar nos sábados após o pôr do sol. Até 2016, eles ficavam confinados das 13 horas (de Brasília) até o pôr do sol para começar a prova do sábado. E foi isso que motivou a mudança do ENEM 2017 para dois domingos: 05 e 12 de novembro.


Seja por protesto político ou por qualquer outro problema, uma sala ou até mesmo um prédio pode ficar indisponível no dia da prova e a gerência do projeto precisa dar resposta a isso. Não é fácil, hein!?


A taxa de inscrição para 2017 ficou em 82 reais. E aí entra uma contabilidade maluca pra fazer o projeto funcionar, porque esse valor não chega nem perto de cobrir os custos do projeto, ainda mais considerando as isenções que o governo dá em diferentes condições.


Buscando aqui os números de 2016, foram arrecadados 136 milhões de reais com taxas de inscrição e o projeto ENEM 2016 ficou orçado (despesas) em 788 milhões de reais.


Lembrando que é preciso recolher todas as provas de volta, em segurança, processar os gabaritos, divulgar as notas…


Obviamente, a execução continuada ano após ano traz as valiosas lições aprendidas de como melhorar o projeto a cada execução.













Pra terminar, quero falar sobre o projeto de corrigir as redações do ENEM hehe… Existe uma seleção (hehe) para recrutar e treinar milhares de professores de Português que corrigirão as redações. Cada redação é corrigida de duas a três vezes e cada correção rende 3 reais ao professor.


Deixo vocês com os meganúmeros de um dos projetos mais top fodásticos que eu já conheci:


Números do Enem 2016
8.732.184 inscritos
2.494.294 faltaram
6,2 milhões de pessoas fazendo a mesma prova no mesmo dia!!!
16 milhões de provas impressas
1.727 municípios de aplicação
17 mil locais de prova
77 mil malotes
6,1 mil rotas de distribuição
1.772 coordenadores estaduais e municipais
33 mil coordenadores de local de aplicação e assistentes
476 mil chefes de salas e aplicadores
20 mil aplicadores especializados
1 mil coordenadores de unidades prisionais e educativas




Boa sorte, macho véi. Boa sorte, macha véia. Boa prova! Se eu soubesse 70% do que você sabe… :P


Até o próximo encontro!


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário