quinta-feira, 21 de julho de 2016

Projeto da Fiat Toro






Recentemente, a Revista Quatro Rodas trouxe uma reportagem excelente mostrando os bastidores do desenvolvimento de um novo modelo da Fiat, de codinome Toro.


Eu achei a reportagem genial e com uma temática bem peculiar ao nosso blog. Peguei o mote e aqui estamos. Nesse post, vamos falar um pouco sobre o projeto de um novo carro e sobre carros em geral.


Tudo começa com um planejamento estratégico da montadora: como vai ser o mercado daqui a alguns anos? Como trazer novidades que caiam no gosto do público? Para onde as tecnologias e a legislação apontam? Remodelar ou buscar produtos totalmente novos?


Com um direcionamento inicial em mãos, as equipes de pesquisa e marketing vão a campo em busca de obter insumos de potenciais clientes sobre que tipo de carro eles estão interessados.


As equipes de design e engenharia recebem a encomenda e arregaçam as mangas. Inicialmente, tudo é feito em computadores. Até mesmo a simulação dos equipamentos operando durante milhares de quilômetros.






O marketing também é crucial para conseguir a autorização do chefão. Afinal, é ele quem vai investir alguns “trocados” no desenvolvimento de um novo carro que pode não vingar. Ele é o patrocinador do projeto.


Aos poucos, o carro vai ganhando forma. Inclusive, com um primeiro molde em argila, para melhor análise e ajustes do design.






Dois anos depois, o carro está à venda nas lojas do grupo.




E o nome?


O nome é obra-prima do marketing. É encontrar um nome que inspire todas as características que os clientes buscam no carro. Geralmente, termos estrangeiros ou neologismos para facilitar o registro da marca.






Com certeza não chega nem perto dos nomes que eles dão para as cores dos carros. São nomes que inspiram “sensações”. Esqueça aquela história de cores básicas, vermelho, amarelo, azul… Óbvio que eles vão te cobrar uma grana extra para “pintar” o carro com essas renomadas cores. Talvez eu até pagasse desde que eu pudesse escolher a cor, como laranja, por exemplo.


Nas fotos e comerciais, os carros aparecerem geralmente com cores muito esportivas, para despertar o desejo pela novidade – testosterona pura. Na vida real, quase todos os carros brasileiros são pretos, cinzas ou brancos. Agora, até precisamos ligar as luzes durante o dia para diferenciar os carros do asfalto.









E o preço?


De acordo com o serviço da Quatro Rodas, você consegue comprar carros zero quilômetro (novos) no Brasil desde 32 mil reais até 4,7 milhões de reais. Pode isso, Arnaldo?


De acordo com a minha filosofia de vida, gastar mais do que 50 mil reais em um carro é loucura.


De acordo com o serviço da Quatro Rodas, a Fiat Toro custa entre 78 e 118 mil reais, dependendo da versão.


E aqui temos outra grande participação do marketing: quanto conseguiremos cobrar por este produto? Quanto as pessoas estarão dispostas a pagar por ele?


Lembrando sempre do maldito Lucro Brasil. Uma teoria abominável de que nós brasileiros “curtimos” pagar o dobro ou o triplo pelos produtos que consumimos. Muito estranho pensar que não é o comprador quem dá o preço.


Lembrando também que o projeto torrou mais ou menos 1 bilhão de dólares e é preciso recuperar essa grana.


E aí? Se tivesse essa grana, você daria 80 mil reais pela Fiat Toro? Mais de 15 mil pessoas já fizeram isso.







E os testes?


Os números dos testes da Fiat Toro são incríveis (e talvez justifiquem boa parte do bilhão de dólares). Fora todos os testes e simulações feitas em computador, a Toro rodou 4 milhões de quilômetros em estradas, ruas e vias fora de estrada e 1 milhão de quilômetros em bancos de prova (dinamômetros). Para isso, a Fiat precisou de 500 unidades do carro, nos mais variados estágios de desenvolvimento. Em nome da segurança, até testes de destruição do carro são feitos!


É preciso avaliar bem quanto será gasto em testes para maximizar o sucesso do produto e diminuir os custos de recalls futuros.






Mas eu sou desenvolvedor de sistemas e sei que nunca conseguimos fazer todos os testes que gostaríamos. Por mais que façamos simulações, o teste real ocorre mesmo quando usuários de verdade estão utilizando o sistema, resolvendo os problemas para os quais ele foi desenhado. É a hora do “pega pra capar”.


Eu comungo com a teoria do meu colega Luiz de nunca comprar um carro recém-lançado. A ideia é dar rodagem ao carro. Deixar algumas cobaias testarem o carro à vera. Depois de 1 ou 2 anos, você consegue realmente avaliar a robustez do projeto e a qualidade do pós-venda. Tem muita gente reclamando? É fácil comprar um modelo semi-novo?


Falando em testes, o último capítulo do nosso livro Fazendo um projeto dar certo aborda esse tema. Lá, discutimos centenas de dicas sobre como fazer testes mais efetivos para o seu sistema. Obviamente, quando você não dispõe de 1 bilhão de dólares para testá-lo. Não deixe de conferir e volte aqui para debatermos.


Um abraço.


Ei, psiu, se liga…
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