sábado, 5 de março de 2016

Gerência de projetos (com PMBoK) na escalada ao topo do mundo






O que leva uma pessoa a querer escalar a maior montanha de gelo do mundo? Dominar o medo? Enfrentar a solidão? A superação física? O domínio espiritual? Ser o cara mais foda do mundo? Puxar as barbas de Deus? Fugir do calor do Ceará?


É difícil responder sem ser alpinista.


Nesse post, vamos falar um pouco das disciplinas do gerenciamento de projetos propostas pelo PMBoK (Project Management Body of Knowledge) considerando o projeto pessoal de escalar o topo do mundo.



Gerenciamento do escopo
Todo projeto começa pelo escopo. Este é a definição em si do que é o projeto. Como pretendemos estar após a conclusão do projeto? Vamos supor que nós já somos alpinistas bem treinados e estamos aptos a encarar o Everest. Então o escopo do nosso projeto é subir e descer o Monte Everest, saindo do Brasil. O gerenciamento do escopo visa garantir que executemos todo (e somente) o escopo previsto. Não é escalar pela metade, nem outra montanha. É ir até o topo do mundo!







Gerenciamento do tempo
Agora vamos falar de datas. Quando tudo começa e termina. Essa disciplina visa garantir um cronograma eficaz para a realização do projeto. No nosso caso, temos que pensar exatamente nos tempos certos para subir a montanha. Qual a melhor época? Quais as paradas intermediárias? Metas parciais de subida? Quando estaremos em hotéis? Em abrigos? Até mesmo as passagens de avião para o deslocamento intercontinental.


Gerenciamento do custo
Sem grana, você não sai nem do Brasil. Grana para passagens, hospedagens, alimentação, contratação de guias e estruturas de apoio… Considere também ter moeda local e em espécie. O gerenciamento do custo visa desenhar um orçamento para o projeto e realizar esse orçamento de maneira controlada.


Gerenciamento da qualidade
Já pensou em não ter a sua foto chegando ao topo do mundo? E se os rádios de comunicação são ruins e te deixam incomunicável durante a escalada? O gerenciamento da qualidade visa garantir que todos os requisitos do projeto sejam cumpridos satisfatoriamente.


Gerenciamento dos recursos humanos
E se o carinha não sabe escalar? E se ele não sabe falar nepalês nem tibetano? O gerenciamento de recursos humanos visa à montagem (e o desenvolvimento) de uma equipe multidisciplinar competente para a conclusão do escopo (objetivos) do projeto. No nosso caso, até são incluídas na equipe as “mulas” – homens que carregam grandes quantidades de equipamentos.






Gerenciamento das comunicações
Câmbio! SOS!
Nessa hora todo mundo tem que saber falar o “mesmo” idioma e ter os equipamentos necessários à comunicação. Tirando a hora que você estará sozinho lá em cima pertinho de Deus, a comunicação é muito importante em qualquer projeto. O gerenciamento das comunicações se preocupa com a adequada distribuição de informações entre os integrantes do projeto.


Gerenciamento dos riscos
Os maiores riscos desse projeto são morrer de uma queda, morrer de frio ou morrer em uma avalanche (ou encontrar o abominável homem das neves). Então é isso, gerenciar risco é cuidar de ficar vivo, de manter o projeto vivo e no caminho do sucesso. O gerenciamento dos riscos visa identificar todas as incertezas que podem acometer o sucesso do projeto. Para cada incerteza, uma estratégia pode ser adotada, inclusive gerando dispêndios financeiros para o projeto. Por exemplo: comprar um equipamento redundante de comunicação para diminuir as chances de ficar incomunicável.


Gerenciamento de aquisições
O gerenciamento de aquisições diz respeito a toda e qualquer contratação ou compra a ser realizada para o sucesso do projeto. No nosso projeto, temos que comprar desde passagens de avião a equipamentos de escalada e roupas de frio. Também precisamos contratar uma boa equipe com guias, mulas e outros mais para nos ajudar na subida.


Gerenciamento das partes interessadas
Pode ter certeza de que sua mãe, sua filha e sua esposa estarão aflitas no Brasil, totalmente interessadas no sucesso (ou no cancelamento prévio) desse projeto. O gerenciamento das partes interessadas visa identificar quem tem interesse no projeto e administrar as suas expectativas, através da distribuição adequada de informações e da incorporação dos seus interesses aos interesses do projeto.






Gerenciamento da integração
O gerenciamento da integração objetiva coordenar todas as demais disciplinas e garantir que o projeto chegue lá. Aqui, preparamos documentos importantes como os termos de abertura (o que faremos) e de encerramento (já era). Também coordenamos as mudanças que ocorrem durante o projeto.






Leia mais sobre escalar o topo do mundo:


Post Scriptum
Esse post foi sugerido pelo meu Tio Ricardo Batista. Aproveitando, desejo para ele um feliz aniversário com muitas vibrações!

Se quiser sugerir um tema, é só ligar para 0800… Brincadeira. É só mandar! ;)


A poesia prossegue
E segue junto o dilema
Ainda persiste a dúvida
Na escolha do tema
Favor alguém sugira
E acabe com o problema.
(Trecho de A Poesia do Nada, do Livro Miragens)


É nóis!


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        


Conheça a minha obra completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário