sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Gerenciamento do Tempo no Sambódromo

Os projetos dos desfiles das escolas de samba no Carnaval precisam fazer um gerenciamento do tempo extremamente eficiente para serem considerados bem sucedidos. Vejamos:



1. O tempo do desenvolvimento do enredo

O desfile acontece anualmente e cada escola desfila em um dia específico do Carnaval. A escolha do samba e do enredo e o desenvolvimento das alegorias e dos adereços demandam eficiência no gerenciamento do tempo. O fluxo de caixa da escola precisa fluir a fim de que a produção do desfile se concretize. De nada adianta concluir as fantasias uma semana depois do Carnaval ou levar o carro alegórico para a avenida só na quarta-feira de Cinzas. Tudo tem que estar pronto na hora do desfile.

Isso nos remete a um trecho inicial de Fazendo um projeto dar certo onde discutimos essa busca desesperada pelo tempo exato do projeto:

O pensamento segue agora para os estádios da Copa do Mundo – projetos de longa duração (3 ou 4 anos). Se esses estádios ficarem prontos somente 2 semanas após o final previsto dos jogos, podemos dizer que o projeto foi desastroso. E se a reforma do Autódromo de Interlagos para a disputa do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 na primeira semana de novembro só ficar pronta uma semana depois da data da corrida?”


2. O tempo do desenvolvimento do desfile

O desfile então é gerenciamento de tempo pra gente grande. A televisão reserva horários fixos para a exibição do desfile e, portanto, é imprescindível que não haja atrasos nem no início, nem no final. Existem regras rígidas sobre a quantidade de tempo que cada escola dispõe para se apresentar.

Terminar cedo demais significa perder minutos preciosos de exibição da marca da escola na TV. Pode implicar ainda em perda de pontos no julgamento do quesito Evolução, indicando que a escola passou rápido demais, quase correndo. Ou seja, projeto acelerado e mal feito.

Atrasar então é o caos. Há punições severas e garantidas. Esse ano vimos uma escola perder 1,1 ponto porque atrasou um minuto. Isso mesmo: 1 minuto! Essa escola passou uma grande sufoco na apuração das notas e esteve perto de ser rebaixada. Porque chegou um minuto além do tempo máximo permitido. O seu projeto atrasou 1 minuto e isso quase custou muito caro.


3. Controlando a evolução

A evolução do projeto do desfile é tão importante que é um item oficial de julgamento para definição da melhor escola. O objetivo é ter uma evolução harmoniosa em que o projeto siga sempre em um mesmo ritmo. Sem esquecer do cumprimento do prazo.

A lição para as equipes dos projetos é saber como manipular positivamente a evolução dos seus projetos em prol do sucesso.

Qual a hora certa de acelerar um projeto? A equipe está pronta? O caixa suporta? Vai ser saudável? Vale a pena? É viável? É necessário?

Qual a hora certa de atrasar um projeto? É inevitável? É estratégico? É tempo para recuperar a equipe ou o caixa? Esperar um licenciamento, aprovação ou nova tecnologia?

A bateria da escola de samba recua em determinado momento e simplesmente para de evoluir. Essa atitude aparentemente contraditória beneficia o projeto como um todo uma vez que é necessário recuar para permitir o melhor avanço das demais partes da escola. Como saber acelerar ou recuar determinadas partes do projeto para o bem geral?


Nooootaaaaa: DEZ!











Nenhum comentário:

Postar um comentário