domingo, 3 de fevereiro de 2019

9 canais do YouTube para aprender Inglês de graça






O professor Mairo Vergara falou que, para aprender qualquer idioma, só precisavámos fazer duas coisas:


    1. Listening – ouvir o idioma falado por nativos, em sua velocidade normal. Treinar o seu ouvido. Se acostumar com os sons do idioma. Tal como uma criança aprende;

    2. Decorar frases no idioma – para aumentar o seu vocabulário;

    3. Fazer os itens 1 e 2 com bastante disciplina. Tipo: 1 hora por dia. Tipo: TODO DIA!


Pois bem, eu me converti à seita e lá vamos nós!


Depois de 2 anos estudando Inglês tentando aplicar esses princípios, eu já tinha melhorado demais no idioma.


Até que eu resolvi radicalizar e me batizar de corpo e alma na seita. Mais um ano se passou. E eu agora escuto Inglês com muito entendimento.


Comecei treinando com os vídeos preparados pela equipe do Mairo Vergara:




Tenho utilizado esse material da seguinte forma, adaptando da metodologia oficial do Mairo Vergara:


    1. Escuto o vídeo 3 vezes até que eu entenda muito bem a mensagem principal que está sendo transmitida;

    2. Leio a transcrição do vídeo para chegar na tradução completa e, principalmente, encontrar as palavras que são totalmente novas para mim. Essas palavras se transformarão em novas frases a decorar;

    3. Escuto o vídeo mais uma vez, só que agora lendo a transcrição. A ideia é acompanhar precisamente como cada palavra é pronunciada;

    4. Leio o texto em voz alta. A ideia é me forçar a memorizar como realmente os sons são pronunciados.


E foi desses vídeos que eu comecei a me inscrever em alguns dos canais sugeridos.


Hoje eu tenho um portfólio de canais que estão levando o meu Inglês e, consequentemente, a minha cultura, educação e entretenimento a níveis gratificantes e inimagináveis.


E eu achei válido fazer esse post divulgando esse método de estudo e esses canais como uma forma de agradecimento a eles que estão me fazendo aprender Inglês sem gastar um real sequer.




Repito: invisto muito tempo, mas não invisto nenhum centavo.





Infelizmente, é verdade esse bilhete. Aprender Inglês é imprescindível para você ter acesso a um mundo de conhecimento, cultura e entretenimento.






#1 National Geographic


Eu sempre fui um superfã do National Geographic na TV. Conteúdo muito inteligente e instigante sobre natureza, tecnologia, ciência e sobre a vida atual. Na Internet, não poderia ser diferente.


Não bastasse isso, eles estão produzindo uma série chamada “101” que traz simplesmente os melhores vídeos que eu já assisti.


São vídeos curtos, de 3 a 4 minutos, explorando um tema sob todas as óticas possíveis. O vídeo traz muitos dados e números para que os seus olhos possam dar aquela ajudinha para o seu ouvido.


A vantagem dos vídeos curtos é que eles possibilitam que você os assista novamente várias e várias vezes, como o Mairo Vergara recomenda, e como é fundamental para treinar o seu ouvido.


A vantagem dos vídeos serem interessantes é que é impossível assistir uma única vez até o final, quiçá várias vezes, um vídeo chato.


Outro destaque é que a narradora “Angeli Gabriel” fala numa velocidade excelente para a compreensão.










#2 Ted-Ed


O canal pai (TED) traz as famosas palestras de até 18 minutos.


O canal filho (Ted Educational) é mais recomendado para estudantes do idioma porque produz vídeos de 5 minutos, normalmente com animações gráficas explicando um assunto (ciência) ou propondo e resolvendo um enigma matemático.


O fato de ser animação contribui bastante porque torna tudo lúdico e “bobinho”. Daí, você consegue direcionar a CPU do seu cérebro mais para o ouvido e menos para os olhos.











#3 The Infographics Show


Esse foi o canal onde a brincadeira começou.


Geralmente, eles publicam 2 vídeos por dia com aproximadamente 10 minutos de duração. A vantagem principal: animação gráfica. Como eu já falei anteriormente.


As desvantagens: os vídeos são um pouco longos; às vezes eles forçam demais com temas militares e são dois narradores sendo que um deles fala rápido demais. É um desafio extra no aprendizado.







#4 BBC News


A BBC tem uma penca de canais, mas, obviamente, o principal é o de notícias com aquele jornalismo completíssimo que tanto faz falta no Brasil.


É hora de aprender Inglês e saber o que está pegando no mundo todo!


Eles também têm uns vídeos de 1 minuto só com imagens e textos. Vale mais pra pegar algumas palavras novas e se informar sobre o mundo, mas não dá nada para o seu ouvido.


Eles também fazem vídeos entrevistando falantes de Inglês do mundo todo e aí você vai ouvir indianos falando Inglês. É legal para você ver a diferença, mas não te ajuda na missão de treinar o seu ouvido para o Inglês nativo.










#5 BBC Earth


Não falei que a BBC tem uma penca de canais? Nesse aqui eu consigo assistir aos documentários de vida animal que tanto gosto com a narração original.


Esses vídeos de documentários da vida animal têm muito tempo de silêncio para que a gente possa ouvir a natureza. Isso ajuda a dar um fôlego pro ouvido que está em treinamento, não é mesmo?







#6 Vox


Esse canal faz uma série de documentários inclusive viajando mundo afora. Os vídeos têm em torno de 10 minutos de duração e abordam diferentes temas. Assim como o jornalismo da BBC, em alguns vídeos eles entrevistam falantes de outros idiomas. Obviamente, esses vídeos não servem para o nosso treinamento.











#7 Great Big Story


Esse canal também faz uma série de documentários, inclusive viajando mundo afora, e trazendo temas bem interessantes. Obviamente, precisamos focar nos vídeos falados em Inglês.






#8 Seeker


Um canal focado em Ciência com vídeos de 5 minutos e no formato de primeira pessoa (um apresentador falando). É bom pra você focar bem o treinamento no seu ouvido e na leitura labial.







#9 Wendover Productions


Um canal focado em Geografia com documentários em geral de 12 minutos abordando assuntos bem interessantes.









Hoje eu já consigo entender em torno de 95% do conteúdo desses vídeos. Sigo treinando forte, seguindo as três dicas preciosas do início do post. E já começo com a fase final do domínio do idioma: estudar pronúncia, escrever e falar!


E agora é contigo!


Ah!, em tempo, não sei se ficou claro, mas tem que ouvir Inglês sem legendas. Só assim, você estará realmente treinando o seu ouvido.


Valeu!


Compartilhe o blog. Compartilhe ideias boas com a gente.



Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

2 comentários:

  1. Em 2017 eu também entrei nessa "vibe" do Mairo Vergara. Baixei o livro dele, que diga-se de passagem é gratuito, li e pus em prática as técnicas de "listening" e do uso do "Anki" para melhorar o vocabulário. Foi um ano inteiro de "listening" e estudos usando o Anki. Mínimo de uma hora por dia de dedicação ao "english improvement". Em 2018 relaxei nos estudos, mas continuo, mesmo que em uma frequência bem menor, a prática do listening, geralmente com vídeos em inglês no Youtube. Minha capacidade de compreensão melhorou substancialmente.

    ResponderExcluir