quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Projeto das Olimpíadas da AED






Depois das moedinhas, continuamos falando de Olimpíadas para já irmos entrando no clima todo.


Como a minha mãe sempre lembra, eu adorava reinventar os jogos e brincadeiras. Fosse uma brincadeira clássica ou um joguinho da Estrela, o que me excitava mesmo era sair reinventando as regras e inventando novas brincadeiras, se possível, com muitos cálculos envolvidos.


Acho que foi daí que o meu exame vocacional me indicou Desenvolvimento de Sistemas. E foi assim que eu fui parar no curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará e depois virei Analista de Sistemas na Dataprev.


Para interagir mais com os colegas, virei diretor da Associação de Empregados da Dataprev (AED). Inicialmente, na divulgação e, depois, nos esportes.


Um dia eu tive um insight de reviver as minhas brincadeiras de infância, dessa vez envolvendo dezenas de pessoas reais.


Passar um dia em um clube da cidade, divididos em equipes, competindo em diversas modalidades esportivas. Nasciam ali as Olimpíadas da AED!


Eu só precisava agora encontrar um clube ideal e alguns malucos que me ajudassem a tirar o projeto do papel. (Não necessariamente nessa ordem.)


Encontramos um clubinho simpático com campinho, quadra, piscina, pingue pongue, sinuca e algumas áreas de sombra, bem na Praia do Futuro.


Hora de botar o projeto na rua. Soltamos uma enquete para levantar o interesse na participação em cada modalidade.


Depois, dados tabulados, rodamos um superalgoritmo para dividir os times de forma completa e equilibrada. (Eu era tão “justo” nessa divisão que sempre acabava penalizando o meu próprio time.)


Adicionamos alguns esportes “sedentários” e também “femininos” para tornar o evento mais inclusivo. Claro que a logística também era um ponto importantíssimo (roupas, bolas, redes, juízes, dominós, videogames...).


Chegamos a disputar: futebol, vôlei, natação, corrida, pingue pongue, sinuca, xadrez, dominó, queimada, videogame, baralho e porrinha.


O regulamento dos jogos era uma história à parte. Fizemos um documento com várias páginas para botar ordem na bagunça, mas sempre com muito bom humor para mobilizar os atletas aos jogos. Ao contrário do COI, valorizávamos mais os esportes coletivos nas nossas pontuações.


O quadro de pontuação era uma atração à parte e garantia a sinergia necessária ao conceito de jogos olímpicos. O nosso regulamento também possibilitou viradas emocionantes em alguns anos.







Aqui, agradeço ao Rodrigo, ao André, ao Marcelo Mitchel, à Cristina e à Emília que me ajudaram muito com esse projeto “maluco”. Depois, o Alden assumiu a organização do evento com muita competência e foi só nesse momento (quando eu saí da organização) que o meu time conseguiu vencer as Olimpíadas pela primeira vez, me livrando de muito bullying e pressão.


No vídeo a seguir, você vai ver eu me afogando na piscina depois de jogar futebol e vôlei. E foram quase 3 anos de bullying por causa dessa nadada. :P






Mas eu também posso tirar onde porque eu bloqueei o gigante Délio de 2 metros. Bola no chão! :P













(Se alguém quiser retirar a sua foto, é só entrar em contato.)


Olimpíadas da AED - um dia inteiro no clube (na praia) com: café da manhã (frutas e sucos), esportes, jogos, família, amigos, colegas de trabalho, diversão, competição, cálculos, banho e churrasco.


Mesmo eu tendo saído da diretoria da AED, o projeto segue vivo. Já tivemos 8 edições das Olimpíadas e a organização agora está com o Alexandre. Também chegamos a ter o evento em outro estado. Uma grande satisfação para mim!




Férias

É meus amigos e minhas amigas, o blog vai entrar de férias. Estamos planejando uma grande viagem pelas praias e pelo sertão do Nordeste. Uma prévia está no nosso outro blog:




Quem sabe a gente não volta aqui depois contando essa história?
Se você ficar com saudades, pode curtir alguns dos nossos 94 posts já publicados.
Um abraço!



Post Scriptum
Brincadeira como o pessoal gosta de dinheiro, hein? :P

O post sobre o dinheiro agora é o nosso post mais lido da história! Obrigado a todos que participaram desse recorde:

> Quanto vale o dinheiro?


Ei, psiu, se liga…
Dá para ficar sabendo das novidades do blog pelas redes sociais. Sigam-me os bons!


        

Conheça a minha obra completa em:

Um comentário:

  1. Hahaha. Muita massa as Olímpiadas da AED. Excelente Ideia! Era tão bom participar quanto ajudar na organização. Valeu!

    ResponderExcluir